Infográfico INSEF – Consumo adicional de sal – INSA

imagem do post do Infográfico INSEF – Consumo adicional de sal

28-02-2018

Para uma melhor disseminação dos resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, disponibiliza um infográfico sobre o consumo adicional de sal. A informação sobre este tópico relacionado com a saúde dos portugueses encontra-se estratificada por sexo, grupo etário, região e situação perante o trabalho.

Os dados apresentados neste primeiro Infográfico INSEF referem-se à população residente em Portugal em 2015, com idades compreendidas entre os 25 e os 74 anos, e são relativos à questão “Costuma adicionar sal no prato da sua comida?”, tendo 1.19 milhões de portugueses (17,7%) referido adicionar sal no prato da sua comida. Este infográfico está disponível, em acesso aberto, em português e em inglês.

Promovido e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, o primeiro INSEF foi desenvolvido em 2015 para recolha de informação epidemiológica sobre o estado, determinantes e cuidados de saúde da população portuguesa. Este Inquérito tem como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue.

O INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública. Foram estudadas 4911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados.

Para mais informações sobre o INSEF, consultar o site do projeto aqui.

Infográfico – Consumo adicional de sal Infographic – Additional consumption of salt