Instituto Ricardo Jorge coordena projeto europeu de avaliação de risco-benefício associado à alimentação

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge coordena projeto europeu de avaliação de risco-benefício associado à alimentação

07-03-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, vai coordenar um projeto europeu de avaliação de risco-benefício associado à alimentação. Financiado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), o “RiskBenefit4EU” visa o fortalecimento da capacidade da União Europeia (UE) para avaliar e integrar os riscos e benefícios alimentares para a saúde dos consumidores, nas vertentes microbiológicas, nutricionais e químicas.

Baseado no lema “trabalhando em equipa para fortalecer a avaliação de risco-benefício na UE através do desenvolvimento e aplicação de uma abordagem holística”, este projeto pretende desenvolver uma metodologia harmonizada inovadora que será posteriormente disponibilizada para as diferentes instituições dos Estados-membros da UE. Segundo Paula Alvito, investigadora do Instituto Ricardo Jorge e coordenadora deste projeto, a “nova ferramenta permitirá desenvolver e otimizar a avaliação do risco-benefício associado à alimentação, visando a prevenção da doença e promoção da saúde pública”.

Este projeto teve oficialmente início no passado dia 17 de janeiro, durante uma reunião que decorreu nas instalações da EFSA, em Parma (Itália), e contou com a presença de representantes das várias instituições envolvidas. Além do Instituto Ricardo Jorge, participam nesta iniciativa, em representação de Portugal, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (UPORTO), assim como o Instituto Nacional de Investigação Agronómica de França (INRA) e o Instituto Nacional de Alimentação da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU).

O “RiskBenefit4EU”, que terá a duração de dois anos, encontra-se divido em cinco grandes áreas, sendo o Instituto Ricardo Jorge responsável pela gestão e coordenação do projeto e pela sustentabilidade e disseminação de atividades e resultados. A avaliação de risco-benefício de alimentos constitui uma valiosa ferramenta para a tomada de decisão baseada na evidência e em consequência para a proteção da saúde.