Sarampo: DGS alerta para necessidade de prevenção e controlo

13/03/2018

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta todas as unidades de saúde para a ocorrência de surtos, em 2018, em vários países da Europa, nomeadamente Grécia, Roménia, França e Itália. Recentemente também foi verificado um surto no Reino Unido.

Relembra-se que a vacinação é a principal medida de prevenção contra esta doença.

Sarampo2_500

Aproximando-se a primavera e o verão, período em que os movimentos internacionais de cidadãos são mais intensos e o risco de contrair a doença é maior, a DGS recomenda:

  • Todas as unidades de saúde devem estar alerta para o diagnóstico precoce de casos de sarampo;
  • Todos os casos possíveis devem ser notificados no SINAVE e investigados de imediato pelo Laboratório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA);
  • Relembra-se que a Organização Mundial de Saúde exige um mínimo de 2/100.000 casos suspeitos de sarampo investigados e infirmados pelo laboratório de referência (INSA). Este critério terá de ser obrigatoriamente cumprido para se poder afirmar, com segurança, que estão a ser detetados todos os casos que surgem e que se atingiu o controlo total da transmissão em menos de 12 meses, dando provas desta situação aos avaliadores internos e externos, por forma a manter o estatuto da eliminação do sarampo em Portugal.

Sarampo3_500

Devem ser cumpridas as Normas do Programa Nacional de Eliminação do Sarampo, no que se refere à gestão de casos e surtos, destacando-se a vacinação urgente dos contactos próximos, se aplicável, logo que são identificados os casos possíveis.

Deve ser garantido o cumprimento do Programa Nacional de Vacinação (vacina VASPR), dando prioridade a:

  • Vacinação atempada aos 12 meses e aos 5 anos de idade, garantindo convocatória de todas as crianças com esquemas em atraso;
  • Vacinação dos profissionais de saúde;
  • Não perder oportunidades de vacinação, garantindo o acesso universal à vacinação.

Salienta-se ainda a extrema importância do cumprimento do Programa Nacional de Vacinação 2017, a fim de assegurar uma elevada cobertura vacinal, permitindo evitar a propagação de doenças e a ocorrência de surtos.

Para saber mais, consulte:


Sarampo – casos diagnosticados em Portugal, 2018

Sarampo – casos diagnosticados em Portugal, 2018

Comunicado da Diretora-Geral da Saúde sobre casos de sarampo diagnosticados em Portugal em 2018.