Campanha da DGS promove rastreio da visão infantil

23/03/2018

A Direção-Geral da Saúde (DGS) desenvolveu uma campanha de promoção do Programa de Rastreio de Saúde da Visão Infantil.

Inicialmente, este programa foi desenvolvido, em modelo piloto, na região Norte, envolvendo quatro agrupamentos de centros de saúde (ACES) e dois centros hospitalares (São João e Porto). Desde a sua implementação foi proporcionado rastreio a mais de 20 mil crianças, tendo-se verificado uma participação global de 68% (13.562) das crianças elegíveis.

Perante estes resultados, o Ministério da Saúde decidiu alargar o projeto a todas as regiões de saúde do país, sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde.

A implementação nacional deste programa foi apresentada no passado dia 16 de março, no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, onde todas as Administrações Regionais de Saúde tornaram público o seu plano de alargamento e de implementação.

A realização de rastreio de saúde visual infantil consiste um rastreio oftalmológico sistemático, com inclusão no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, com pelo menos, uma observação oftalmológica das crianças com idades entre os 0 e 2 anos e outra entre os 2 e 5 anos.

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Notícias