“Um dia com o diagnóstico precoce”: inscrições até 4 de abril – INSA

imagem do post do “Um dia com o diagnóstico precoce”: inscrições até 4 de abril

27-03-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do seu Departamento de Genética Humana, promove, dia 11 de abril, nas suas instalações no Porto, mais uma edição do curso “Um dia com o diagnóstico precoce”. Os interessados em participar nesta iniciativa, que visa dar a conhecer o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP), devem efetuar a sua inscrição até 4 de abril.

O curso tem também como objetivo trocar experiências e fomentar a articulação e envolvimento dos profissionais, no sentido de se esclarecerem dúvidas e recolherem opiniões, que suportam o processo de melhoria contínua do PNDP. À semelhança de adições anteriores, a organização do PNDP e as atividades laboratoriais e de seguimento clínico envolvidas são alguns dos temas que fazem parte do programa do evento.

Durante o encontro, serão também abordadas questões relacionadas com o enquadramento ético do PNDP, nomeadamente sobre os principais normativos e recomendações em vigor, e apresentada a experiência de um Centro de Referência para o Tratamento das Doenças Hereditárias do Metabolismo, o Centro Hospitalar e Universitário do Porto. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição, através do preenchimento do seguinte formulário.

O PNDP coordena, desde 1979, a realização do “teste do pezinho”, um programa de rastreio laboratorial de todos os recém-nascidos para algumas doenças graves, antes que estas se manifestem. Este rastreio permite identificar crianças que sofrem de hipotiroidismo congénito ou atingidas por doenças hereditárias do metabolismo, como a fenilcetonúria, que de outro modo não teriam tratamento atempado.