Conferência Regional Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico no Centro – INSA

imagem do post do Conferência Regional Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico no Centro

29-03-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Administração Regional de Saúde do Centro promovem, dia 12 de abril, em Coimbra, a Conferência Regional do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico no Centro. A iniciativa tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na região no âmbito do INSEF, nomeadamente indicadores sobre estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população.

Esta é a quinta de sete conferências regionais que o Instituto Ricardo Jorge tem vindo a promover, em parceria com as Administrações Regionais de Saúde do Continente e com as Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, de forma a dar relevo aos resultados de cada região e promover a discussão dos resultados do INSEF a nível local. Objetivo passa também por envolver profissionais de saúde, representantes de autarquias e outros profissionais das áreas da Saúde e da Educação.

A Conferência Regional do INSEF no Centro, que terá lugar no auditório do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, a partir das 14:00, contará com a presença da presidente do Conselho Diretivo da ARS Centro, Rosa Reis Marques, do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, Fernando de Almeida, e do coordenador geral do INSEF, Carlos Matias Dias, entre outros convidados. O evento tem entrada livre.

INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública. Tem como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo (sobre o seu estado de saúde, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde, incluindo preventivos) com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue.

Promovido e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, o primeiro INSEF foi desenvolvido em 2015 para recolha de informação epidemiológica sobre o estado, determinantes e cuidados de saúde da população portuguesa. Foram estudadas 4911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados.

Programa Conferência Regional do INSEF no Centro