ACSS | Fórum MGF: Redimensionamento das listas de utentes em análise, dia 4 de abril

02/04/2018

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), em colaboração com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (MGF), organiza, no dia 4 de abril, o «Fórum MGF – Redimensionamento das Listas de Utentes».

O encontro envolve a participação de diversos peritos, bem como de responsáveis das Administrações Regionais de Saúde e dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O objetivo do encontro é discutir o trabalho técnico que tem vindo a ser desenvolvido para a criação de um score de complexidade aplicado a cada utente inscrito nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), que possa ser utilizado para a ponderação e ajustamento das listas de utentes atribuídas a cada médico de família, em alternativa à metodologia atual, que considera a estrutura etária como único fator de ponderação.

Este trabalho articula-se com a estratégia definida pela Coordenação Nacional para a Reforma do SNS na área dos CSP, contribuindo para a obtenção de mais equidade, acessibilidade e capacidade de gestão das listas, fatores fundamentais para o aumento da qualidade dos cuidados prestados e da satisfação de utentes e profissionais.

Para saber mais, consulte:

Administração Central do Sistema de Saúde > Notícias