“Epidemiologia e bioestatística aplicadas à investigação em saúde”: continuam abertas as inscrições – INSA

imagem do post do “Epidemiologia e bioestatística aplicadas à investigação em saúde”: continuam abertas as inscrições

02-04-2018

Continuam abertas as inscrições para o curso “Epidemiologia e bioestatística aplicadas à investigação em saúde”, que terá lugar, entre os dias 7 e 11 de maio, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em Lisboa. A iniciativa tem como destinatários investigadores e profissionais de saúde e áreas afins que desejem desenvolver competências de desenho de estudos de investigação, de utilização de métodos de análise, apresentação e interpretação de resultados.

Organizada pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública, a formação tem duas versões que diferem na componente da análise estatística: na primeira versão o pacote de programas estatísticos usado é o R (The R Project for Statistical Computing); na segunda versão, é utilizado o ambiente IBM-SPS. Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição até 27 de abril, através do preenchimento do seguinte formulário.

O curso conta com uma forte componente prática com recurso à demonstração dos métodos de análise estatística em ambiente R e à análise crítica de relatórios e artigos científicos, procurando assim desenvolver a capacidade de análise e interpretação de resultados. “Introdução aos métodos epidemiológicos”, “Estudos analíticos”, “Medidas de risco”, “Vieses e confundimento” e “Epidemiologia: associação e causalidade” são alguns dos temas que fazem parte do programa.

Todos os formadores são colaboradores do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge e dispõe de formação específica em epidemiologia e estatística, à qual se adicionam vários anos de experiência no delineamento e análise de estudos epidemiológicos assim como experiência de formação e docência. As metodologias epidemiológica e bioestatística são essenciais para o planeamento, execução, análise e interpretação de resultados de estudos de investigação na área da saúde.