Visita ao ACES Lezíria: inauguração de Unidade Móvel de Radiorrastreio com tecnologia de ponta

02/04/2018

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAS), Fernando Araújo, desloca-se ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, dia 3 de abril de 2018, em visita aos Centros de Saúde de Almeirim e Alpiarça.

A visita tem início no Centro de Saúde de Almeirim, onde a Unidade Móvel de Radiorrastreio (UMR) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vai ser inaugurada pelo governante, às 15 horas.

Esta viatura, adquirida com fundos europeus no valor de 685 mil euros, vai rastrear prioritariamente a população-alvo do ACES Lezíria (que no total abrange cerca de 200 mil utentes) e do concelho da Azambuja (com cerca de 6 mil habitantes), que compõem a região Lezíria do Tejo.

Dotada de equipamento de radiologia convencional digital direto, esta UMR é a mais sofisticada do país, possuindo a melhor tecnologia «de ponta» da Europa. Permite uma maior acuidade e mais rápida assunção dos diagnósticos, o que permite antecipar o início da terapêutica e a monitorização, bem como reduzir o risco da doença e a sua eventual transmissão. O raio-X é gerado imediatamente após a realização do exame e enviado em suporte digital para o radiologista e médicos do centro de diagnóstico pneumológico. Posteriormente é remetido para o clínico que acompanha o utente, quer seja médico de família, quer seja de outra especialidade.

O rastreio de determinados grupos populacionais é da maior importância para o controlo e a monitorização da patologia respiratória, em especial da tuberculose. Na última década, Portugal reduziu em cerca de 40% a sua taxa de notificação, mas em 2017 ainda se registaram 16 casos/100 mil habitantes. Contudo, a UMR consegue detetar um vasto leque de patologias pulmonares, entre as quais algumas neoplasias.

A cerimónia em Almeirim contempla ainda a entrega de seis viaturas ao ACES Lezíria, que ficarão alocadas às Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Almeirim e Santarém, às Unidades de Saúde Familiar Alviela, Almeida Garrett, Planalto, S. Domingos, Foral Novo e Vale do Sorraia, à Equipa Comunitária de Cuidados Paliativos, à Equipa de Saúde Pública do ACES Lezíria e às Unidades de Cuidados Continuados Almeirim/Alpiarça e de Salvaterra de Magos. O total da população potencialmente atingida por estas viaturas ultrapassa 150 mil.

Também aqui as viaturas foram financiadas por fundos europeus, no valor de 150 mil euros.

Inauguração da Unidade de Saúde Familiar Alpiarça

A visita do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde ao ACES Lezíria terminará com a deslocação ao Centro de Saúde de Alpiarça, onde irá inaugurar a Unidade de Saúde Familiar (USF) com o nome da localidade. A USF Alpiarça começou a funcionar em dezembro de 2017, em instalações renovadas, e possui 6.742 utentes inscritos, distribuídos pelas listas de quatro médicos de família. A equipa completa-se com quatro enfermeiras, três assistentes técnicas e duas assistentes operacionais.

Com cerca de 200 mil utentes, o ACES Lezíria tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, numa área territorial de 3.485 Km².

O ACES Lezíria, para além das atividades de âmbito clínico que presta à sua população, desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados e participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua. Tem em funcionamento:

  • Doze unidades de saúde familiar
  • Três unidades de cuidados de saúde personalizados
  • Sete unidades de cuidados na comunidade
  • Uma unidade de saúde pública
  • Uma unidade de recursos assistenciais partilhados

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo –   http://www.arslvt.min-saude.pt/