Dia Aberto na Unidade de Saúde Ambiental e Ocupacional do Instituto Ricardo Jorge: continuam abertas as inscrições

imagem do post do Dia Aberto na Unidade de Saúde Ambiental e Ocupacional do Instituto Ricardo Jorge: continuam abertas as inscrições

09-04-2018

Continuam abertas, até 20 de abril, as inscrições para as escolas/turmas que pretendam visitar, nos dias 26 e 27 de abril, em Lisboa, os laboratórios da Unidade de Ar e Saúde Ocupacional (UASO) do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. A iniciativa, que tem como destinatários estudantes do ensino secundário, tem como principal objetivo assinalar o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que se comemora a 28 de abril.

Além de sensibilizar os mais jovens para a importância das condições de trabalho para a sua vida e da sociedade, o evento visa também divulgar as atividades de prevenção em saúde ambiental e ocupacional desenvolvidas pelo Instituto Ricardo Jorge, assim como o tipo de profissionais envolvidos e missão. A avaliação e prevenção de riscos de exposição a agentes químicos nos locais de trabalho, disciplinas intervenientes e suas atividades na prevenção da exposição é um dos temas em destaque.

O programa do “Dia Aberto na Unidade de Saúde Ambiental e Ocupacional” inclui palestras e visitas aos laboratórios da UASO, com sessões de manhã e tarde, nos períodos entre as 10:00-12:30 e as 14:00-16:30. As inscrições devem ser realizadas através do email comunicacao@insa.min-saude.pt, sendo necessário indicar a opção do horário pretendido (2 prioridades), nome da escola, ano letivo da turma, área de estudos, número de alunos e professores (máximo de 30 alunos por turno), identificação do professor responsável e contactos.

O dia 28 de abril é comemorado em todo o mundo, desde 2003, como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, com o objetivo de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais. O ambiente de trabalho seguro e saudável tem sido o mote das campanhas da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho na área da prevenção dos riscos profissionais, sendo que para este ano é proposto o desenvolvimento do tema “Locais de trabalho saudáveis: gestão de substâncias perigosas”.