Digital Day 2018

09/04/2018

Ministro da Saúde intervém em debate, dia 10 de abril, em Bruxelas

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, participa no Digital Day 2018, um encontro que reúne, em Bruxelas, no dia 10 de abril, parceiros de alto nível nas áreas da tecnologia digital e telecomunicações.

Em debate, estarão, entre outros temas, a iniciativa da União Europeia para a Inteligência Artificial, parcerias e partilha de dados para a prestação de cuidados personalizados e transformação digital.

Adalberto Campos Fernandes intervém no painel agendado para as 15h45, dedicado à partilha de dados e à personalização dos cuidados.

A sessão será introduzida por Mariya Gabriel e contará com a participação, também, de:

  • Beatrice Lorenzin, Ministra da Saúde, Itália;
  • Lord O’Shaughnessy, Subsecretário de Estado Parlamentar, Departamento da Saúde, Reino Unido;
  • Andrey Kovatchev, membro do Parlamento Europeu;
  • Tomislav Dulibić, Secretário de Estado, Ministério da Saúde da Croácia;
  • Juan Maria Vasquez Rojas, Secretário-Geral da Ciência e da Inovação, Ministério da Economia, Indústria e Competitividade, Espanha;
  • David Byrne, ex-Comissário Europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor e copresidente da Aliança Europeia para a Medicina Personalizada.

Do encontro, deverá resultar a assinatura de um compromisso para a cooperação, com vista ao acesso a, pelo menos, um milhão de genomas sequenciados, na União Europeia, até 2022. Os objetivos consistem em reforçar as parcerias transfronteiriças para a investigação, colaboração alargada na área da medicina personalizada, introdução dos resultados da investigação no ambiente e na prática clínica.

A  iniciativa é da responsabilidade da Comissão Europeia, sob a Presidência Búlgara do Conselho da União Europeia.

Assista em diretohttps://youtu.be/nicrQKn_5l8

Participe no debate, através do Twitter, utilizando a hashtag #DigitalDay18.

Para saber mais, visite:

Comissão Europeia > Digital Day 2018


Adalberto Campos Fernandes destaca papel do digital na área da saúde

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que a transformação digital vai ter um contributo decisivo para «uma maior sustentabilidade dos sistemas de saúde em toda a Europa».

Em Bruxelas, no Digital Day 2018, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, no âmbito da Presidência Búlgara do Conselho da União Europeia (UE), o Ministro destacou os contributos dados por um novo acesso ao conhecimento, a inteligência artificial e o uso da sequenciação do genoma humano para a evolução para formas mais efetivas de abordagem individual da doença.

Adalberto Campos Fernandes intervém no painel dedicado à partilha de dados e à personalização dos cuidados, defendeu que o Digital Day, iniciativa organizada pela Comissão Europeia no âmbito da Presidência Búlgara do Conselho da União Europeia (UE), é estratégico para a Europa.

«Há um ano, provavelmente, falaríamos de grandes desígnios, hoje falamos de coisas muito concretas«, sublinhou, referindo-se à iniciativa semelhante que decorreu em Roma em 2017.

O Ministro da Saúde abordou ainda a preocupação expressa pela comissária europeia para a Economia e Sociedade Digital, Mariya Gabriel, de que a Europa se torne pouco competitiva em relação a grandes nações como a China e os Estados Unidos, considerando que é necessário «consciencializar uma estratégia comum», que lhe permita ser mais competitiva, acrescentando que é preciso«definir um caminho e dotá-lo dos instrumentos de financiamento que tornem a Europa um espaço de inteligência e de competitividade estratégica em termos de inovação científica».

A iniciativa do dia digital assume a preocupação que a União Europeia tem e é a prova de que a Europa «está consciente que a próxima década é a década do conhecimento, da inovação e da transformação digital». «E não há margem para que os europeus e a Europa fiquem para trás», acrescentou.

A Europa está, de acordo com Adalberto Campos Fernandes, ciente «da importância de agregar uma estratégia comum que permita que se torne mais competitiva também naquilo que tem a ver com a vida das pessoas».

O objetivo é garantir que a Europa «rapidamente retome um papel de liderança mundial em termos de inovação e desenvolvimento», concluiu o Ministro da Saúde.

Assista em diretohttps://youtu.be/nicrQKn_5l8

Participe no debate, através do Twitter, utilizando a hashtag #DigitalDay18.

Para saber mais, visite:

Comissão Europeia > Digital Day 2018