Prémios Saúde da UE: Abertas candidaturas para as ONG até dia 15 de junho

11/04/2018

No Dia Mundial da Saúde, assinalado a 7 de Abril, a Comissão Europeia lançou os EU Health Award  (Prémios Saúde da União Europeia), pretendendo recompensar as organizações não governamentais (ONG) que tenham contribuído para a luta contra o tabaco, especialmente entre os mais jovens.

O tema da edição deste ano é «trabalhar para prevenir o tabagismo», sendo aceites candidaturas de todas as ONG dos estados membros que desempenhem um papel ativo nesta área. A data limite para a apresentação de candidaturas é 15 de junho.

Para o Comissário Europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, ainda há um longo caminho a percorrer no combate ao tabagismo e «o papel das ONG é crucial no esforço de luta contra o tabaco, especialmente em impedir os jovens de fumar e/ou usar outras formas de tabaco».

Os valores dos prémios são de 20 mil euros (1.º prémio), 15 mil euros (2.º prémio) e 10 mil euros (3.º prémio) e são financiados no âmbito do 3.º Programa de Saúde 2014-2020.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa evitável de doença e morte na Europa. Apesar de a maioria das patologias a ele associadas surgir na idade adulta, o tabagismo inicia-se muito cedo. Cerca de 70% dos fumadores inicia o consumo de tabaco antes dos 18 anos e 94% começa antes dos 25 anos. Neste contexto, torna-se vital que concentremos nossos esforços de prevenção do tabagismo nos cidadãos europeus.

As candidaturas deverão ser submetidas online, em formulário disponível para o efeito, no site da Comissão Europeia.

Para saber mais, consulte: