“Trajetórias do Bem-Estar: Efeitos Temporais dos Determinantes Psicossociais da Saúde em Contexto Laboral” – INSA

imagem do post do “Trajetórias do Bem-Estar: Efeitos Temporais dos Determinantes Psicossociais da Saúde em Contexto Laboral”

12-04-2018

“Trajetórias do Bem-Estar: Efeitos Temporais dos Determinantes Psicossociais da Saúde em Contexto Laboral” é o título da primeira edição dos Seminários Ricardo Jorge 2018, que terá lugar, dia 19 de abril, a partir das 11:00. no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em Lisboa. A iniciativa tem como principal objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública.

Com entrada livre a todos os interessados, “Trajetórias do Bem-Estar: Efeitos Temporais dos Determinantes Psicossociais da Saúde em Contexto Laboral” contará com a apresentação de Mariana Neto, investigadora do Departamento de Epidemiologia, e comentários de Sérgio Moreira (Faculdade de Psicologia de Lisboa). O seminário será também transmitido por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira no Porto.

Um ambiente psicossocial adverso no trabalho está associado a alterações da saúde relacionadas, entre outros, com o stresse e o bem-estar. Neste estudo pretendeu-se melhorar o conhecimento relativo à forma como se comportam ao longo do tempo os determinantes psicossociais do ambiente de trabalho relacionados com o indivíduo, com as condições de trabalho e a interface com a vida pessoal, quando considerados em separado e em conjunto, como se influenciam mutuamente e de que modo se conjugam na produção de efeitos negativos ou positivos na trajetória do bem-estar dos trabalhadores.

Para tal, foi realizado um estudo longitudinal com medidas repetidas em três momentos de observação numa empresa nacional tecnológica e de serviços, em que participaram, pelo menos em dois momentos, 1691 trabalhadores. Os resultados obtidos sugerem que os fatores do ambiente de trabalho exercem uma intervenção diferenciada independentemente das suas trajetórias individuais, numa dinâmica compatível com um mecanismo sistémico do tipo homeostático e adaptativo, com capacidade de ativar recursos adequados à manutenção do melhor estado de bem-estar.

O Instituto Ricardo Jorge está a promover ao longo do ano, no seu auditório em Lisboa, um ciclo de seminários sobre ciência e saúde pública. A iniciativa tem como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global, assim como divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.