Instituto Ricardo Jorge promove workshop internacional sobre avaliação de risco-benefício associado à alimentação

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove workshop internacional sobre avaliação de risco-benefício associado à alimentação

19-04-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, nos dias 21 e 23 de maio, no seu auditório em Lisboa, um workshop internacional sobre avaliação de risco-benefício associado à alimentação. O evento visa debater a importância da avaliação risco-benefício na área da segurança alimentar e nutrição, dar a conhecer a realidade portuguesa e avaliar as perspetivas futuras neste domínio.

A iniciativa, que decorre no âmbito do projeto europeu “RiskBenefit4EU”, tem como destinatários profissionais de saúde, investigadores, indústrias e estudantes universitários assim como todos os interessados nesta temática. A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do preenchimento do seguinte formulário, e está sujeita à capacidade da sala.

O workshop “RiskBenefit4EU” contará com a presença de investigadores de instituições de renome internacional como o Instituto Nacional de Alimentação da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), o Instituto Nacional de Investigação Agronómica de França (INRA) e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), para além de apresentações de investigadores nacionais com estudos desenvolvidos nesta área ou relacionados com a mesma. Para mais informações, consultar o site do evento.

Coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, o projeto “RiskBenefit4EU” visa o fortalecimento da capacidade da União Europeia para avaliar e integrar os riscos e benefícios alimentares para a saúde dos consumidores, nas vertentes microbiológicas, nutricionais e químicas.  Este projeto teve oficialmente início no passado dia 17 de janeiro, durante uma reunião que decorreu nas instalações da EFSA, em Parma (Itália), e contou com a presença de representantes das várias instituições envolvidas.

O “RiskBenefit4EU”, que terá a duração de dois anos, encontra-se dividido em cinco grandes áreas, sendo o Instituto Ricardo Jorge responsável pela gestão e coordenação do projeto e pela sustentabilidade e disseminação de atividades e resultados. A avaliação de risco-benefício associada à alimentação constitui uma valiosa ferramenta para a tomada de decisão baseada na evidência e em consequência para a proteção da saúde pública.