Audiência pública sobre medicamentos contendo quinolonas e fluoroquinolonas – Infarmed

Circular Informativa N.º 063/CD/100.20.200 Data: 20/04/2018

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

23 abr 2018

Encontra-se a decorrer a revisão de segurança dos medicamentos contendo quinolonas e fluoroquinolonas1devido à ocorrência de casos de reações adversas graves e persistentes que maioritariamente afetam os músculos, articulações e o sistema nervoso.

Neste âmbito, o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) irá realizar uma audiência pública, a 13 de junho de 2018, nas instalações da EMA, em Londres.

Esta audiência pública permitirá, aos doentes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, investigadores e todos os interessados, partilhar as suas opiniões e experiências na utilização desta classe de antibióticos, muito prescrita na União Europeia.

Para que as intervenções públicas sejam mais objetivas, os intervenientes devem dar a sua opinião sobre as seguintes perguntas:

  1. Qual o papel dos medicamentos contendo quinolonas e fluoroquinolonas no tratamento de infeções?
  2. Qual o risco associado à utilização destes medicamentos?
  3. Que medidas podem ser tomadas para otimizar a segurança da utilização destes medicamentos?

A inscrição é feita através do preenchimento e submissão do formulário de inscrição, disponível em https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/PublicHearingApplicationForm, até 30 de abril.

Sugere-se a consulta ao site da EMA, onde poderá ver um vídeo com aspetos práticos sobre esta iniciativa, o guia para participantes e o resumo das questões de segurança que levam à realização desta sessão.

O Conselho Diretivo

1Os medicamentos comercializados abrangidos por esta Circular contêm ciprofloxacina, levofloxacina, moxifloxacina, norfloxacina, ofloxacina ou prulifloxacina. Os respetivos nomes podem ser pesquisados na base de dados Infomed.