Semana Europeia da Vacinação 2018: DGS assinala data, que se celebra entre 23 e 29 de abril

23/04/2018

A Direção-Geral da Saúde (DGS) associa-se à Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a Semana Europeia da Vacinação 2018, que decorre entre 23 e 29 de abril. A edição deste ano tem como lema «As vacinas funcionam: proteja-se a si e aos que o rodeiam de doenças graves» e visa reforçar a ideia de que a vacinação é um direito individual e uma responsabilidade de todos.

Todas as pessoas têm o direito de estar protegidas de doenças evitáveis pela vacinação e todos desempenham um papel fundamental na proteção dos outros quando optam pela vacinação.

Devido às vacinas, a maioria das crianças e adultos na Europa está imune ao sarampo, rubéola, parotidite epidémica, difteria, tosse convulsa, tétano e poliomielite.

Infelizmente, de acordo com a OMS, os benefícios das vacinas não são iguais em todos os países europeus, existindo muitas crianças sem a proteção que merecem. Por exemplo, uma em cada 15 crianças não recebeu a primeira dose da vacina contra o sarampo e uma em cada 21 crianças não têm todas as doses recomendadas das vacinas contra a difteria, tétano e tosse convulsa, de acordo com dados recolhidos na região europeia pela OMS, em 2016. A cobertura da vacinação contra o cancro do colo do útero ainda está abaixo dos 50% em alguns países.

Em Portugal, além das vacinas referidas, a maioria das crianças está também protegida contra a hepatite B, as doenças graves meningocócica C, pneumocócica e por Haemophilus influenzae B e a maioria das raparigas com 11 a 25 anos de idade está protegida contra o cancro do colo do útero.

As desigualdades na cobertura vacinal são portas de entrada para doenças contagiosas, permitindo que se transmitam entre indivíduos não vacinados. Todos os anos surgem milhares de casos de sarampo nesta região e, em 2017, a Comissão Regional de Certificação da Erradicação da Poliomielite concluiu que três países se encontram em risco de surto de poliomielite.

Graças à vacina contra o sarampo, o número de casos de sarampo na região europeia da OMS diminuiu mais de 90% desde a década de 90. Contudo, o vírus continua a propagar-se sempre que existe um número suficiente de pessoas suscetíveis. Ao interromper a cadeia de transmissão, as crianças e adultos vacinados impedem o vírus de, potencialmente, infetar bebés demasiado pequenos para serem vacinados e pessoas que não podem ser vacinadas devido aos seus sistemas imunitários enfraquecidos ou vulneráveis. É necessária uma cobertura vacinal de pelo menos 95% para alcançar a proteção de todas as pessoas através da imunidade de grupo.

Assim, e para assinalar esta data, a DGS e as Administrações Regionais de Saúde vão realizar, durante esta semana, um reforço da comunicação, através de infografias alusivas à efeméride e da promoção de várias iniciativas, com o objetivo de sensibilizar para a importância da vacinação na proteção da saúde, quer dos vacinados, quer daqueles que não podem ser vacinados, através da imunidade de grupo.

Pretende-se também, através desta campanha, alertar os adolescentes, pais e profissionais de saúde para fazerem escolhas fundamentadas quanto à vacinação e para somente partilharem informação devidamente sustentada.

Os profissionais de saúde são também destinatários de mensagens que visam sublinhar o seu papel para a sensibilização relativamente às vacinas, de forma a apoiar a procura pela vacinação.

Para saber mais, consulte:


Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) realiza esta segunda-feira, dia 23 de abril, em Lisboa, no auditório do Centro de Saúde de Sete Rios, um encontro comemorativo dedicado a esta data.

Esta sessão conta com a participação do Presidente da ARSLVT, Luís Pisco, da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, da responsável pela área da vacinação do Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, Luciana Bastos, e da Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte, Manuela Peleteiro.

Paralelamente a este encontro, o site e facebook da ARSLVT estão a divulgar mensagens e materiais de sensibilização sobre o tema.

Além desta sessão, alguns ACES da região, nomeadamente o de Cascais e do Estuário do Tejo, estão a organizar atividades junto da população, destinadas a várias faixas etárias.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias


Administração Regional de Saúde do Algarve realiza, no dia 24 de abril, às 11 horas, uma ação sobre «Imunidade de grupo: Combater o sarampo é uma responsabilidade de todos», no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro.

A iniciativa é aberta a profissionais de saúde, profissionais da educação, pais e encarregados de educação e a todas as pessoas da comunidade que tenham interesse em participar.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Algarve > Notícias