ARS Algarve | Saúde visual na infância: Rastreio identifica precocemente potenciais alterações oftalmológicas

24/04/2018

Cerca de 1.500 crianças em Loulé e em São Brás de Alportel, entre os 4 e os 6 anos de idade, dos estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede pública e solidária vão realizar rastreio de acuidade visual para prevenir e identificar precocemente potenciais alterações oftalmológicas. A ação decorre até o mês de julho de 2018.

Promovido pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em parceria com as Câmaras Municipais de Loulé e São Brás de Alportel, no âmbito de um protocolo de cooperação para a promoção da saúde visual na infância, o rastreio tem caráter gratuito e está a ser operacionalizado pelas equipas de saúde escolar, em colaboração com as equipas de saúde infantil das unidades funcionais da ARS Algarve.

Previamente, os encarregados de educação são informados sobre o rastreio. Com a sua autorização, as crianças têm a oportunidade de serem recebidas individualmente pelas profissionais de enfermagem. Estas observam a posição do olhar e realizam testes visuais ao perto e ao longe. As crianças que apresentem sintomas de potenciais alterações oftalmológicas são encaminhadas para o médico de família, através do encarregado de educação, para serem atempadamente referenciadas para a consulta de oftalmologia da Unidade de Faro, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, para confirmação do diagnóstico e respetivo tratamento.

Em preparação rastreio visual que vai abranger todo o Algarve, no âmbito do SNS

O Jardim de Infância de Vale de Rãs acolheu, no dia 20 de abril, uma ação de rastreio da acuidade visual para despistar estigmatismo, estrabismo e daltonismo. A ação foi acompanhada pelo Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, e pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Loulé e São Brás de Alportel, Vítor Aleixo e Vítor Guerreiro, respetivamente.

«Este projeto nas escolas é excelente. Queremos tentar detetar estes problemas o mais precocemente para resolver os problemas das crianças e das famílias. Mas ainda temos falta de oftalmologistas na região», realçou Paulo Morgado. «Temos em preparação também um outro tipo de rastreio visual que vai abranger todo o Algarve no âmbito do Serviço Nacional de Saúde [SNS]. Vamos iniciar um projeto-piloto para crianças com 2 anos de idade nos nossos centros de saúde, para despistar ambliopia e outras alterações como cataratas infantis», anunciou, realçando que esta é mais uma medida do SNS na redução das taxas de incidência das doenças da visão, no Algarve.

No decorrer da visita, o Presidente da ARS Algarve anunciou, ainda, que o Agrupamento de Centros de Saúde Central em breve vai ficar com um segundo médico dentista e um assistente dentário, mais precisamente no Centro de Saúde de Loulé. Atualmente e desde 2017, esta consulta existe em Faro, Portimão e Tavira. Lagos será também abrangida por este serviço no decorrer de 2018.

«Vamos poder iniciar este novo serviço no segundo semestre, em julho, em Loulé», salientou. Estas consultas «vão abranger toda a população de Loulé», sendo que a referenciação dos utentes para as consultas de medicina dentária é efetuada através do médico de família ou outro médico do centro de saúde.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Rastreio da acuidade visual