Bulgária | Reunião de Ministros: Nutrição para crianças e eficácia dos medicamentos em destaque

24/04/2018

Os desafios que a União Europeia (UE) enfrenta, nas áreas de nutrição saudável para as crianças e eficácia e acessibilidade dos medicamentos, foram debatidos durante a reunião informal dos Ministros da Saúde da UE, que decorreu a 23 de abril, em Sófia (Bulgária), e na qual esteve presente o Ministro da Saúde de Portugal, Adalberto Campos Fernandes.

O tema da nutrição saudável para crianças levantou questões relevantes para o futuro da UE, tais como a necessidade de investir na geração jovem, o papel da Política Agrícola Comum na consecução de objetivos de saúde e as possibilidades de sincronizá-los com as necessidades reais da política de saúde.

De acordo com o Ministro da Saúde búlgaro, Kiril Ananiev, «A competitividade e o futuro da UE dependem do investimento na geração jovem. A saúde de nossos filhos deve ser garantida para garantir o sucesso deste investimento. A alimentação saudável e a disponibilidade de alimentos de alta qualidade são pré-requisitos importantes para que isso aconteça. Nesse sentido, o meio ambiente desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer política de prevenção.»

Na reunião foi destacado, ainda, o importante papel do meio ambiente e da oferta de produtos saudáveis como um fator para políticas mais eficazes na prevenção de doenças crónicas. As oportunidades para aumentar a oferta de alimentos saudáveis, inclusivamente através de uma Política Agrícola Comum focada em objetivos de saúde, estiveram no centro do debate. A importância de práticas responsáveis de produtores, especialmente em relação ao marketing direcionado a crianças – um dos grupos de consumidores mais vulneráveis -, foi enfatizada.

«Tivemos um debate produtivo sobre o futuro dos cuidados de saúde a nível da UE. Este tópico encontrará a sua continuação durante o Conselho de Ministros da Saúde, em 22 de junho, no Luxemburgo. Enquanto Presidência do Conselho estamos convencidos de que a UE precisa de mais visibilidade nas políticas que funcionam em benefício das pessoas. A política de saúde deve estar entre elas», apontou o Kiril Ananiev.

Os ministros também discutiram questões relacionadas com a eficácia e acessibilidade dos medicamentos, incluindo os problemas causados pela exportação paralela de medicamentos. Sobre este aspeto, destaca-se a particular importância da cooperação entre os Estados-Membros.

Para saber mais, consulte:

Presidência búlgara do Conselho da União Europeia > Reunião informal de Ministros da Saúde (em inglês)