Novas instalações do Centro de Saúde de Barcarena

24/04/2018

A freguesia de Barcarena, no concelho de Oeiras, vai dispor, a partir desta quarta-feira, de um novo centro de saúde. A nova infraestrutura, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) vai servir 10 mil utentes.

O novo equipamento de saúde, situado na antiga Quinta das Lindas, na Avenida Santo António de Tercena, vai ser inaugurado no mesmo dia em que se assinala o 25 de abril, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a decorrer pelas 16 horas.

Unidade vai alojar nova USF Quinta das Lindas 

Estima-se que em julho a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (atual designação para o centro de saúde) de Barcarena passe a funcionar como Unidade de Saúde Familiar (USF).

A equipa que vai dar origem à USF da Quinta das Lindas será inicialmente composta por cinco médicos, cinco enfermeiros e três assistentes técnicos. «Dadas as características do novo edifício, haverá capacidade para aumentar o número de profissionais de acordo com as necessidades», refere a ARSLVT.

O projeto, que consistiu na construção de um novo edifício (com um piso e uma cave técnica), tendo-se preservado a casa da antiga Quinta das Lindas, pela sua qualidade arquitetónica, vai melhorar a acessibilidade e a qualidade de prestação dos cuidados de saúde.

A ARSLVT recorda que a freguesia de Barcarena tem uma população que ronda os 13.900 habitantes, dos quais 9.603 estão inscritos na atual UCSP de Barcarena. Por sua vez, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Ocidental e Oeiras possui um total de 274.094 utentes inscritos e presta cuidados de saúde à União de freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias; União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo; União de freguesias de Carnaxide Queijas; Freguesias de Barcarena, Belém, Ajuda, Alcântara, Campo de Ourique (Sto. Condestável).

Visite:

ARSLVT – http://www.arslvt.min-saude.pt/