Visita a Trás-os-Montes: inauguração de UCCI e visita ao centro hospitalar

26/04/2018

A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, vai inaugurar a nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre, no dia 27 de abril, pelas 11 horas. A sessão protocolar vai decorrer no salão nobre da Câmara Municipal de Montalegre, seguindo-se, pelas 11h45, a visita às instalações da unidade.

Este equipamento, construído com financiamento do Programa Modelar I e para o qual foi aprovado uma verba anual da ordem de 978.674,50 €, conta com 10 camas na tipologias de média duração e reabilitação e 30 camas de longa duração e manutenção.

Atualmente, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tem capacidade total instalada da Rede Nacional de Cuidados Continuados na região norte de 4414 lugares, a que corresponde um encargo financeiro anual do Estado de 54 milhões de euros.

Ainda no dia 27 de abril, a Secretária de Estado da Saúde tem agendada uma visita aos hospitais de Vila Real e de Lamego, inseridos no Centro Hospitalar de Trás-os Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Às 15 horas, Rosa Valente de Matos desloca-se à Unidade Hospitalar de Vila Real para uma reunião com o Conselho de Administração e posterior visita ao espaço onde será colocado um equipamento de Ressonância Magnética. Segue-se a visita à Unidade Hospitalar de Lamego, onde visitará o espaço onde se encontra o novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada).

A deslocação termina com a cerimónia da assinatura do protocolo de cedência de espaço ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro Sul, para o funcionamento da Unidade de Apoio à Gestão no Hospital de Lamego, o que permitirá uma poupança muito significativa em rendas à Administração Regional de Saúde do Norte.

Novos investimentos para o CHTMAD

O CHTMAD arranca, em 2018, com um investimento de 16 milhões de euros, que inclui equipamentos de diagnóstico e terapêutica, obras nos blocos de parto e operatório e implementação do balcão único.

Sobre a entrada em funcionamento da máquina de TAC, em Lamego, o Presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, João Oliveira, destacou os ganhos para os utentes, que deixam de ter de se deslocar a Vila Real para fazer este exame. Por ano, segundo o responsável, eram deslocados cerca de 3.500 utentes, o que representava um custo de 45 mil euros. Já a instalação do equipamento de ressonância magnética no hospital de Vila Real, permitirá que a unidade internalize todos os exames. Estes dois equipamentos representam um investimento de 1,2 milhões de euros.

João Oliveira referiu, ainda, que o novo acelerador linear para reforçar a unidade de radioterapia do centro oncológico do CHTMAD está a ser projetado para o próximo ano, num investimento aproximado de 5,5 milhões de euros.

Em 2018, vai também arrancar um investimento de 4,5 milhões de euros para a melhoria da eficiência energética do Hospital de Vila Real, que conta com financiamento no âmbito do programa operacional POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Prevê-se, para breve, o lançamento do concurso para a renovação do bloco operatório de Chaves, num investimento de 1,8 milhões de euros, com financiamento comunitário de 900 mil euros, bem como obras no bloco de partos de Vila Real, sendo este um investimento que ainda carece de autorização da tutela.

No âmbito do serviço de medicina interna vai ser criada uma unidade de ambulatório, num financiamento de 150 mil euros, que visa a prevenção, proximidade e um atendimento mais rápido de doentes já referenciados.

Para a implementação do projeto do balcão único vai ser aplicada uma verba de um milhão de euros, o que permitirá a renovação no atendimento em todas as unidades, promovendo uma melhor interação entre utentes e centro hospitalar. Este projeto vai introduzir novas tecnologias na comunicação, através de e-mails ou SMS.

Para saber mais, consulte: