Dia Mundial da Higiene das Mãos: DGS assinala data com cerimónia, a 4 de maio, em Coimbra

02/05/2018

Todos os anos, no mês de maio, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), comemora o Dia Mundial de Higiene das Mãos, de acordo com o projeto da Organização Mundial da Saúde «WHO Save Lives», subordinado ao mote «Lave as Mãos, Salve Vidas».

Em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou o enfoque na prevenção da sépsis, com o slogan «Está nas tuas mãos prevenir a sépsis. Prevenir a sépsis nos cuidados de saúde.»

No âmbito desta comemoração, no próximo dia 4 de maio de 2018, a DGS/PPCIRA leva a efeito um evento na Região Centro – Auditório da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) – Polo A –, com o objetivo de consciencializar os profissionais de saúde e a população em geral para a importância da higiene das mãos e as restantes precauções básicas de controlo de infeção (PBCI), na prevenção e controlo das infeções e das resistências aos antimicrobianos, contribuindo assim, também, para o aumento da literacia em segurança.

Em Portugal, o PPCIRA alargou o âmbito desta iniciativa, para promover todas as precauções básicas de controlo de infeção, no seu conjunto, alertando que não basta promover a higiene das mãos.

Neste âmbito, a DGS convida os profissionais de saúde interessados em participar a fazerem a sua inscrição online, através da hiperligação https://www.dgs.pt/inscricoes-em-eventos.aspx

Para saber mais, consulte: