Agenda Solidária angaria 46.200€: Verba vai para a nova Unidade de Transplante de Medula

03/05/2018

Com a venda da Agenda Solidária IPO 2018, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) angariou 46.286,30 euros, que vão ser aplicados na nova Unidade de Transplante de Medula, cujas obras já estão em curso.

Os resultados alcançados com a venda da Agenda Solidária IPO 2018 superaram os objetivos previstos. Além das receitas angariadas, importantes para o investimento na melhoria das condições de conforto de doentes e familiares, a Agenda teve grande impacto junto do público e da sociedade, sendo de destacar a grande mobilização de autarquias e empresas que quiseram aproveitar esta oportunidade para se juntar ao IPO através da aquisição de vários exemplares, reconhecendo o valor do trabalho desenvolvido no hospital.

A Agenda Solidária IPO 2018 teve uma tiragem de 18 mil exemplares e contou com a colaboração graciosa de 12 figuras públicas que escreveram uma história original sobre «uma primeira vez» que tenha feito a diferença no seu percurso de vida e na sua entrega aos outros.

Ofereceram generosamente o seu contributo a este projeto o professor Guilherme Oliveira Martins, a cientista Maria Manuel Mota, frei Fernando Ventura, os jornalistas Clara Ferreira Alves e Rodrigo Guedes de Carvalho, a poetisa Maria Teresa Horta, a atriz Rita Blanco, a apresentadora Fátima Lopes, o futebolista Rui Patrício, o humorista Bruno Nogueira, a escritora Patrícia Reis e o músico Zé Pedro, que escreveu aqui o seu último texto público. As ilustrações, bem como a conceção da capa, tiveram a marca e assinatura de Carla Nazareth.

A Agenda Solidária IPO 2018 teve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e resultou de uma iniciativa do IPO Lisboa com a editora Livros Horizonte.

Foi desenvolvida depois do grande sucesso alcançado com a Agenda Solidária IPO 2017, cujas receitas, no valor de 50 mil euros, foram aplicadas no Serviço de Pediatria.

Com os resultados obtidos, a enorme adesão de doentes, público e parceiros, o IPO Lisboa reconhece o valor social desta iniciativa e decidiu dar-lhe continuidade. No final do ano lançará o seu terceiro projeto solidário: a Agenda Solidária IPO 2019 já está a caminho.

Unidade de Transplante de Medula do IPO Lisboa

A Unidade de Transplante de Medula (UTM) do Instituto Português de Oncologia de Lisboa foi a primeira a ser criada no País, em 1987.

É um centro altamente diferenciado e especializado na colheita e transplantação de células da medula, o único procedimento que permite tratar pessoas com determinado tipo de leucemias e outras doenças graves do sangue e do sistema imunitário.

O IPO de Lisboa e a UTM querem continuar a manter-se na vanguarda da atividade médica, científica e assistencial, salvaguardando a capacidade para responder em tempo útil às necessidades dos doentes que precisam de ser transplantados.

Para isso, está a ser construída uma nova e ampliada UTM, com 12 quartos de isolamento, com os mais altos níveis de segurança e conforto para doentes e familiares e as melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

Ao longo destes 30 anos, o IPO Lisboa foi pioneiro em todos os aspetos de transplantação de células hematopoiéticas e realizou cerca de dois mil transplantes.

A nova Unidade de Transplante de Medula do IPO Lisboa custará um milhão de euros. As receitas da Agenda Solidária IPO 2018 revertem na íntegra para a nova UTM.

Visite:

Instituto Português de Oncologia de Lisboa –  http://www.ipolisboa.min-saude.pt/