Avaliação do Programa Nacional de Vacinação 2017 – DGS

Avaliação do Programa Nacional de Vacinação 2017

Cerca de 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa em 2017. Esta estimativa é apresentada no Boletim Programa Nacional de Vacinação, hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde, publicação que anualmente faz a avaliação do cumprimento das metas propostas no âmbito do Programa Nacional de Vacinação (PNV).

Promovendo a importância da vacinação ao longo do ciclo de vida, o PNV passou, no início do ano passado, a ter novos esquemas vacinais gerais, em função da idade e do estado vacinal anterior e ainda esquemas vacinais específicos para grupos de risco ou em circunstâncias especiais. Assim, a vacina contra a tosse convulsa passou a ser recomendada a grávidas entre as 20 e as 36 semanas de gestação, como forma de garantir a imunidade do bebé até que este possa fazer a primeira dose da vacina, recomendada aos dois meses de idade.

No ano em que se comemoram os 10 anos de vacinação contra o cancro do colo do útero, continuam a vacinar-se mais de 85% das jovens até aos 14 anos de idade.

O Boletim Programa Nacional de Vacinação destaca ainda que foi atingido o objetivo de 95% de vacinação para todas as vacinas avaliadas até aos 7 anos de idade:

De uma forma geral, a avaliação efetuada dá conta dos excelentes resultados na aplicação do PNV, fruto do compromisso e dedicação dos profissionais de saúde, bem como da forte adesão dos cidadãos.

Consulte o Boletim Programa Nacional de Vacinação.