Eurovision 2018: DGS acompanha festival da Eurovisão

09/05/2018

O Ministério da Saúde está a acompanhar a organização do Festival da Eurovisão (Eurovision Song Contest, na versão internacional), que decorre no Altice Arena, em Lisboa, até 12 de maio. Ao longo desta semana são esperados cerca de 50 mil fãs de mais de 43 países.

O grupo de trabalho do Ministério da Saúde está em estreita coordenação com as entidades nacionais responsáveis pela organização do Festival da Eurovisão, nomeadamente a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a União Europeia de Radiodifusão (EBU), a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), e desenvolve uma intervenção articulada nas áreas de emergência médica pré-hospitalar, saúde pública e dos serviços de urgência da rede hospitalar, com o objetivo de prover os apoios necessários durante o evento, em situação de normalidade ou de exceção.

No contexto desta atuação, foram efetuadas cerca de 40 vistorias de saúde pública a unidades hoteleiras/estabelecimentos de restauração mais próximas dos locais do Festival – Eurovillage (Praça do Comércio) e Altice Arena (Parque das Nações).

Foi disponibilizado, por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) no Eurovillage, um posto fixo com uma equipa técnica de diversos profissionais de saúde, médicos de saúde pública, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, no sentido de desenvolver uma intervenção de redução de riscos e minimização de danos. Entre outras ações, este posto distribuirá preservativos e divulgará informação aos espetadores sobre os riscos associados ao consumo abusivo do álcool e o uso de outras substâncias psicoativas ilícitas.

taskforce do Ministério da Saúde preparou e disponibilizou à organização, membros das 43 delegações e fãs, um conjunto de mensagens de saúde acessível na app do Festival, com destaque para a localização e contactos das unidades de cuidados de saúde primários próximas dos eventos, em funcionamento durante a semana e ao fim de semana. Foram também disponibilizadas recomendações sobre cuidados no âmbito da prevenção da saúde.

A taskforce do Ministério da Saúde é coordenada por António Marques, do Centro Hospitalar do Porto, e integra elementos do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, Direção-Geral da Saúde (DGS), Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Instituto Ricardo Jorge, Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e ARSLVT.


DGS integra equipa da Saúde que acompanha o festival da Eurovisão

DGS integra equipa da Saúde que acompanha o festival da Eurovisão

A Direção-Geral da Saúde integra a taskforce criada pelo Ministério da Saúde para acompanhar a organização do Festival da Eurovisão que decorre em Lisboa, até 12 de maio. O grupo de trabalho do Ministério da Saúde está em estreita coordenação com as entidades nacionais responsáveis pela organização do Festival da Eurovisão, nomeadamente a Rádio e Televisão de Portugal, a União Europeia de Radiodifusão, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Polícia de Segurança Pública, e desenvolve uma intervenção articulada nas áreas de emergência médica pré-hospitalar, saúde pública e dos serviços de urgência da rede hospitalar, com o objetivo de prover os apoios necessários durante o evento, em situação de normalidade ou de exceção.

No contexto desta atuação, foram efetuadas cerca de 40 vistorias de saúde pública a unidades hoteleiras/estabelecimentos de restauração mais próximas dos locais do Festival – Eurovillage (Praça do Comércio) e Altice Arena (Parque das Nações).

Foi disponibilizado, por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo no Eurovillage, um posto fixo com uma equipa técnica de diversos profissionais de saúde, médicos de saúde pública, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, no sentido de desenvolver uma intervenção de redução de riscos e minimização de danos.

Entre outras ações, este posto distribuirá preservativos e divulgará informação aos espetadores sobre os riscos associados ao consumo abusivo do álcool e o uso de outras substâncias psicoativas ilícitas.

A taskforce do Ministério da Saúde preparou e disponibilizou à organização, membros das 43 delegações e fãs, um conjunto de mensagens de saúde acessível na app do Festival, com destaque para a localização e contactos das unidades de cuidados de saúde primários próximas dos eventos, em funcionamento durante a semana e ao fim de semana. Foram também disponibilizadas recomendações sobre cuidados no âmbito da prevenção da saúde.

taskforce do Ministério da Saúde é coordenada por António Marques, do Centro Hospitalar do Porto. Além da ARSLVT, este grupo de trabalho integra elementos do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, Direção-Geral da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Instituto Português do Sangue e da Transplantação.