Promoção da Saúde Mental e Combate ao Estigma na Eurovisão

Promoção da Saúde Mental e Combate ao Estigma

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Saúde Mental, associou-se a uma iniciativa nacional e internacional de Promoção da Saúde Mental e Combate ao Estigma, em Parceria com o Lisbon Institute of Global Mental Health, e a Faculdade Ciências Médicas | NOVA Medical School | UNL, no contexto da festival da Eurovisão 2018.

A jovem cantora, Christabelle, que foi nomeada pela Presidente da República de Malta como embaixadora para a consciencialização da doença mental, concorre com um tema sobre “quebrar tabus” que chama a atenção para a necessidade de “todos” estarmos  atentos ao sofrimento psicológico pessoal, ao seu desconforto, ao seu aprisionamento interno para fazer face aos problemas quotidianos, sem omitir a importância do tratamento. A cantora, a quem a Presidente de Malta e o Primeiro Ministro agradecem o seu empenho e dedicação nesta causa, o Programa Nacional para a Saúde Mental não podia deixar de apoiar esta causa.

Falar de problemas de Saúde Mental da forma vivida, sentida como fez e faz a intérprete Cristabelle, e ainda por cima sustentada no reconhecimento de que o tratamento é a chave crucial para a possibilidade de concretização de projetos de vida à medida das aspirações de cada um, é nota que importa acentuar.
Recorda-se que “a doença mental não é sinal de malogro pessoal” OMS, 2001. Assim sendo, pedir ajuda médica é imperioso, como também é importante não deixar de se estar atento aos sinais de descompensação.