Instituto Ricardo Jorge participa em festival Pint of Science Portugal

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em festival Pint of Science Portugal

11-05-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, vai participar no Pint of Science 2018, um festival de comunicação de ciência organizado anualmente em vários países do Mundo e que este ano se realiza pela primeira vez em Portugal, nos dias 14, 15 e 16 de maio. A participação do Instituto Ricardo Jorge será assegurada pelo investigador Ricardo Assunção, que apresentará uma comunicação intitulada “7 conceitos simples que mudarão a forma como vê os alimentos que consome”.

Inserida na sessão “Perigos do Exterior“, a comunicação do investigador do Instituto Ricardo Jorge, que terá lugar dia 16 de maio (19:30), no bar “O Bom O Mau e O Vilão” (Lisboa), e contará também com a presença de Maria Mota, professora do Instituto de Medicina Molecular, abordará alguns dos “inimigos” escondidos nos alimentos, quais os seus efeitos e como podem ser evitados, entre outros temas. Doutorado em ciências veterinárias, Ricardo Assunção tem-se dedicado ao estudo da exposição e do risco de exposição a micotoxinas e seus efeitos, especialmente em populações vulneráveis como as crianças.

O Pint of Science é o maior festival de comunicação de ciência do mundo. A versão nacional é organizada por uma associação sem fins lucrativos – A Pint of Science Portugal, que escolheu quatro temas para a primeira edição: “Cabecinha pensadora” (neurociências, psicologia e psiquiatria), “Com pés e cabeça” (medicina, biologia humana, saúde), “O nosso Mundo” (geociências, botânica e zoologia) e “Ter muita lata” (engenharia, robótica e computadores).

Em Portugal, o festival realiza-se nos bares “Delirium Café Lisboa”, “O Bom o Mau e o Vilão”, “Crafty Corner” – em Lisboa –, e “Pipa Velha”, “A Fábrica da Picaria” e “Cervejaria do Carmo” – no Porto. Ao todo, serão 36 os cientistas das mais diversas áreas a partilhar a sua ciência com o público, num evento que “pretende juntar a população portuguesa com investigadores, num ambiente descontraído de forma a promover o conhecimento e a discussão das últimas novidades científicas”.

O objetivo é que os investigadores possam dar a conhecer os seus projetos de uma forma simples e interessante de modo a que a discussão científica seja acessível a todos os presentes, sendo que as palestras não são mais do que uma conversa num bar sobre um assunto atual, com um copo de cerveja na mão. A inscrição no Festival é feita no site do evento, onde pode ser encontrado também o programa completo e os investigadores de cada sessão e tema.

Criado em 2012 no Reino Unido por uma equipa de investigadores que sentiu que existia uma necessidade de aproximar a comunidade científica da comunidade em geral, o Pint of Science acontece anualmente durante três dias no mês de maio simultaneamente em centenas de locais do Mundo, sendo. Em 2018, o festival decorre em Portugal, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Grécia, Irlanda, Holanda, Rússia, Austrália, Singapura, Tailândia, Brasil, Canadá, Costa Rica, México, Paraguai, Estados Unidos da América e África do Sul.