Nomeação de técnico especialista do Gabinete da Secretária de Estado da Saúde


«Despacho n.º 4630/2018

1 – Ao abrigo do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 11.º e no artigo 12.º, todos do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro, designo como técnico especialista do meu gabinete o licenciado Jorge Manuel da Silva Pinto, administrador hospitalar na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P.

2 – Para efeitos do disposto na alínea d) do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro, o designado desempenhará funções na área da sua especialização.

3 – A presente nomeação é feita sem prejuízo do exercício de funções correspondentes à sua categoria como administrador hospitalar na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., nos termos e para os efeitos do n.º 2 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro.

4 – As funções prestadas ao meu Gabinete, exercidas em acumulação, não são remuneradas, com a concordância do ora designado.

5 – Para efeitos do disposto na alínea a) do artigo 12.º do referido decreto-lei, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho.

6 – Nos termos do n.º 3 do artigo 11.º do mencionado decreto-lei, o presente despacho produz efeitos a 19 de março de 2018.

7 – Conforme o disposto nos artigos 12.º e 18.º do supracitado decreto-lei, publique-se na 2.ª série do Diário da República e publicite-se na página eletrónica do Governo.

2 de maio de 2018. – A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho.

Nota curricular

Jorge Manuel da Silva Pinto, nascido em Angola, a 7 de maio de 1964.

Administrador Hospitalar de 4.º grau da Carreira de Administração Hospitalar, vinculado ao quadro único de administradores hospitalares, desde 14 de novembro de 2007.

Habilitações Académicas e Profissionais: [2016] FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; [2015] Balanced Scorecard, pela SERGA – Serviços, Organização e Informática, Lda.; [2014] Marketing na Saúde, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA); [2011] Liderança e Gestão de Equipas, pela team View – Serviços de Gestão, S. A.; [2008] O Novo Regime da Contratação Pública, pelo Instituto Nacional de Administração, I. P. (INA); [2007] Mastering Health Care Finance – International Executive Program, pela Université Lausanne/Harvard Medical International School/Hospital Geral de Santo António; [2002] Diplomado em Administração Hospitalar, pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa; [1998] Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade Moderna de Lisboa; [1993] Bacharelato em Gestão de Marketing, pelo Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa (IPAM); [1985] Bacharelato em Enfermagem, pela Escola de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa.

Experiência Profissional: [Desde outubro 2016] Administrador Hospitalar no Departamento de Planeamento e Contratualização da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., Gestão dos Contratos Programa de Hospitais/Centros Hospitalares do Serviço Nacional de Saúde; [2013-2016] Responsável pela Logística da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P.; [2008-2013] Diretor do Serviço de Compras e Logística do Hospital dos Lusíadas/Hospitais Privados de Portugal (HPP Saúde), Membro da Direção Logística Central do Grupo HPP e Coordenador das áreas de Transporte, Arquivo e Expediente do Hospital dos Lusíadas; [2007-2008] Diretor do Serviço de Gestão de Compras do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E., Administrador do Departamento de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E.; [2006-2007] Diretor do Serviço de Logística e Distribuição do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E.; [2003-2005] Coordenador do Serviço de Aprovisionamento do Hospital S. Francisco Xavier S. A., Coordenador dos Comités de Eficiência do Hospital S. Francisco Xavier S. A., Coordenador do Centro de Responsabilidade médico-cirúrgico do Hospital S. Francisco Xavier S. A., Coordenador do Projeto de Reengenharia do Serviço de Aprovisionamento do Hospital S. Francisco Xavier S. A.; [2003] Administrador do Departamento da Mulher e da Criança, Administrador do Departamento Médico e Administrador do Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta; [1987-2003] Enfermeiro Chefe de Equipa de Enfermagem e Coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos do Hospital S. Francisco Xavier.

Outros: Formador na área de Negociação e Gestão de Stocks; Orientador de Estágio de alunos do Curso de Especialização em Administração Hospitalar; Coordenador da revisão do Mestre de Artigos no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Hospital dos Lusíadas; Responsável/Coordenador de Comissões de Harmonização de Material de Consumo Clínico/Dispositivos Médicos no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo.»