Dia Mundial da Hipertensão: Estudo revela que mais de um terço dos portugueses têm hipertensão

17/05/2018

Doença crónica pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis

Comemora-se a 17 de maio o Dia Mundial da Hipertensão. A data foi instituída e é apoiada internacionalmente pela Liga Mundial de Hipertensão e, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão. O objetivo é divulgar a importância da prevenção, da deteção e do tratamento da hipertensão

A hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo, sendo que 40% da população portuguesa é hipertensa.

A tensão arterial resulta da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Vários fatores, de cariz genético ou ambiental, contribuem para o aumento da tensão, podendo culminar em hipertensão arterial.

O consumo excessivo de sal é uma das principais causas para o desenvolvimento desta patologia.

Recorda-se que a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), que visa incentivar o consumo alimentar adequado e a consequente melhoria do estado nutricional dos cidadãos, com impacto direto na prevenção e controlo das doenças crónicas, recentemente elogiado pela Organização Mundial da Saúde, apresenta como uma das metas para a saúde da população até 2020 a redução do consumo de sal: «fazer com que o consumo de sal per capita se aproxime de 5 g/dia em 2020».

A hipertensão arterial potencia o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, tais como a diabetes. No mundo, um em cada três adultos tem hipertensão arterial.

No entanto, a pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada. O risco de desenvolvimento de hipertensão arterial pode ser reduzido de várias formas: hipertensão ou pressão arterial elevada é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis.

  • Reduzir a ingestão de sal;
  • Optar por uma dieta equilibrada;
  • Evitar o uso nocivo do álcool;
  • Praticar atividade física de forma regular;
  • Manter um peso corporal saudável;
  • Evitar o uso de tabaco.

Para saber mais, consulte:


No âmbito do Dia Mundial da Hipertensão, que todos os anos se celebra a 17 de maio, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, o Centro Hospitalar Cova da Beira e o Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira, entre outras entidades, promovem ações de sensibilização e rastreios de saúde gratuitos destinados à população.

Esta iniciativa, que visa alertar e prevenir para as consequências nefastas da hipertensão no organismo, será realizada por profissionais de saúde credenciados e terá lugar no Serra Shopping da Covilhã, no dia em que se assinala a efeméride, entre as 10 e as 18 horas.

Pressão arterial, índice de massa corporal e perímetro abdominal são alguns dos parâmetros a avaliar neste rastreio.

Sob o lema «conheça e controle os valores da sua pressão arterial», o objetivo desta atividade consiste em fomentar na população a observação regular da pressão arterial, uma vez que 40% da população portuguesa é hipertensa. Além disso, esta será também a oportunidade para os profissionais de saúde poderem esclarecer e transmitir conselhos úteis, no que respeita à prevenção e ao controle dos fatores de risco associados a esta patologia.

Para saber mais, consulte:


Estudo revela que mais de um terço dos portugueses têm hipertensão.  

Mais de um terço dos portugueses sofre de hipertensão, uma doença que afeta mais os homens do que as mulheres, segundo os resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF).

Realizado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), este inquérito analisou a tensão arterial dos portugueses e concluiu que 2,4 milhões de portugueses têm hipertensão, cujo Dia Mundial é hoje, 17 de maio, assinalado.

No estudo, além da medição da tensão arterial, foi considerada a toma de medicamentos para a hipertensão nas duas semanas anteriores à entrevista.

O INSEF estudou 4.911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais «sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário» e 11,2% desempregados.

A hipertensão é mais frequente nos homens, atingindo quase 40% da população masculina e 32% das mulheres portuguesas.

A prevalência da hipertensão é mais elevada (62,6%) na população com «nenhuma escolaridade ou com o primeiro ciclo», enquanto na população com «ensino superior» 15,5% sofrem de hipertensão.

Relativamente à ocupação profissional cerca de 65% dos reformados, domésticos ou estudantes têm hipertensão, enquanto a taxa de hipertensos desempregados ronda os 30% e a dos empregados se fixa nos 24,7 por cento.

De acordo com os dados do INSEF, mais de 70% da população acima dos 65 anos têm hipertensão e entre os 25 e os 34 anos cerca de 6% são hipertensos.

Dia Mundial da Hipertensão

Comemora-se a 17 de maio o Dia Mundial da Hipertensão. A data foi instituída e é apoiada internacionalmente pela Liga Mundial de Hipertensão e, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão. O objetivo é divulgar a importância da prevenção, da deteção e do tratamento da hipertensão

Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão os doentes com hipertensão têm um maior risco de morte ou desenvolvimento de determinadas doenças como a insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais, enfarte do miocárdio, insuficiência renal ou perda gradual da visão.

No âmbito da celebração da data, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão escolheu Almada para «capital nacional das comemorações» com a realização de vários rastreios e atividades para a população.

Para saber mais, consulte: