Instituto Ricardo Jorge assume presidência do Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios do Estado

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge assume presidência do Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios do Estado

16-05-2018

O presidente do Conselho Científico do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Peter Jordan, assumiu, pelo período de um ano, a Presidência do Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios do Estado (LE). Este Fórum tem como objetivos promover o reforço, a dinamização e a valorização das atividades dos LE no contexto científico e tecnológico nacional, designadamente através da análise conjunta dos problemas comuns e da proposta de soluções adequadas.

“O Fórum é uma estrutura importante para representar e valorizar o impacto das atividades de investigação realizadas nos Laboratórios do Estado. O Instituto Ricardo Jorge vai procurar estimular a análise conjunta dos problemas comuns e propor soluções adequadas”, sublinha Peter Jordan, que estabelece como principais objetivos do seu mandato “acompanhar a implementação das várias iniciativas de emprego científico em curso para a contratação de investigadores” e “elaborar uma proposta para a atualização dos estatutos da carreira de investigação, que se encontram definidos pelo Decreto Lei n,º 124/99 mas que não contemplam um sistema adequado de avaliação do desempenho”.

Os LE são entidades produtoras de conhecimento científico e de desenvolvimento tecnológico e constituem um dos pilares do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, cabendo-lhes um papel fulcral no apoio à definição e implementação de políticas públicas, na respetiva vertente científica e tecnológica. Têm ainda como funções o desenvolvimento de ações conducentes a uma efetiva transferência do conhecimento científico e tecnológico para os vários setores da economia e da sociedade.

O Fórum é atualmente constituído pelos representantes dos Conselhos Científicos de sete entidades, o Instituto Hidrográfico (IH), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). Integra ainda este Fórum como observador o representante do Conselho Científico da Direção Geral do Território (DGT), que desenvolve investigação apesar de não ter estatuto de LE.

As atividades do Fórum serão coordenadas no próximo ano pelo seu presidente, Peter Jordan, e pelos vice-presidentes Arlindo Gonçalves (LNEC) e Pedro Pousão (IPMA). Em abril de 2019 e 2020, competirá ao LNEC e ao IPMA, respetivamente, assumir a Presidência do Fórum dos Conselhos Científicos dos LE.