Rally de Portugal: INEM assegura assistência médica entre 17 e 20 de maio

18/05/2018

A edição de 2018 do Rally de Portugal decorre entre os dias 17 e 20 de maio na região Norte do país. A coordenação de toda a área da emergência médica é assegurada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A exemplo do verificado nos últimos anos, a organização do Rally de Portugal solicitou ao INEM que garantisse a resposta a eventuais situações de emergência médica que possam surgir no decorrer da prova. Os meios destacados vão estar posicionados ao longo dos troços do Rally.

As equipas do INEM estão também preparadas para prestar assistência a acidentes ou doenças súbitas que ocorram fora do âmbito da prova, nomeadamente situações que envolvam o público presente.

Nos dias da competição vão estar destacados 100 profissionais do INEM para garantir a prestação de cuidados de emergência médica, entre médicos, enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar, elementos de logística e informática.

Ao nível dos recursos materiais, o plano de resposta do INEM prevê a utilização de dois postos médicos avançados, um helicóptero, 12 viaturas médicas de emergência e reanimação, três ambulâncias de suporte imediato de vida, cinco ambulâncias de emergência médica, duas motas de emergência 4×4 e quatro viaturas de suporte logístico.

No dispositivo do INEM estarão ainda integradas oito ambulâncias 4×4 dos corpos de bombeiros de Amarante, Cruz Branca-Vila Real, Montalegre, Santa Marinha do Zêzere, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Valbom e Flavienses.

No total, o dispositivo de emergência médica do INEM para o Rally de Portugal conta com 35 meios de emergência médica.

De modo a garantir a segurança dos concorrentes e do público, além do INEM, o Rally de Portugal conta também com a colaboração da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana e de vários corpos de bombeiros.

Os meios que o INEM tem diariamente em funcionamento no país vão manter-se operacionais, pois o dispositivo que vai dar apoio à prova será assegurado por profissionais e meios de emergência adicionais, mobilizados exclusivamente para este fim. Além disso, todas as despesas decorrentes da participação do Instituto serão suportadas pela organização da prova, não implicando qualquer custo para o INEM.

Para saber mais, visite:

Instituto Nacional de Emergência Médica – www.inem.pt