Workshop “RiskBenefit4EU”: dias 21 e 23 de maio – INSA

imagem do post do Workshop “RiskBenefit4EU”: dias 21 e 23 de maio

17-05-2018

É já na próxima semana, dias 21 e 23 de maio, que terá lugar no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, o Workshop “RiskBenefit4EU”. Promovido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, o evento tem como objetivo debater a importância da avaliação risco-benefício na área da segurança alimentar e nutrição, dar a conhecer a realidade portuguesa e avaliar as perspetivas futuras neste domínio.

Organizada no âmbito do projeto europeu “RiskBenefit4EU”, a iniciativa tem como destinatários profissionais de saúde, investigadores, indústrias e estudantes universitários assim como todos os interessados nesta temática. O workshop contará com a presença de investigadores de instituições de renome internacional, para além de apresentações de investigadores nacionais com estudos desenvolvidos nesta área ou relacionados com a mesma. Para mais informações, consultar o programa do evento.

Coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, o projeto “RiskBenefit4EU” visa o fortalecimento da capacidade da União Europeia para avaliar e integrar os riscos e benefícios alimentares para a saúde dos consumidores, nas vertentes microbiológicas, nutricionais e químicas. Este projeto teve oficialmente início no passado dia 17 de janeiro, durante uma reunião que decorreu nas instalações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), em Parma (Itália).

Com a duração de dois anos, o projeto “RiskBenefit4EU” encontra-se dividido em cinco grandes áreas, sendo o Instituto Ricardo Jorge responsável pela gestão e coordenação do projeto e pela sustentabilidade e disseminação de atividades e resultados. A avaliação de risco-benefício associada à alimentação constitui uma valiosa ferramenta para a tomada de decisão baseada na evidência e em consequência para a proteção da saúde pública.