Assembleia Mundial da Saúde: Compromisso português para eliminar as gorduras trans

22/05/2018

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, anunciou esta terça-feira, dia 22 de maio, em Genebra, na Assembleia Mundial da Saúde, que o Governo vai iniciar trabalho conjunto com todos os parceiros do sector alimentar tendo como objetivo eliminar a presença de gorduras trans nos alimentos à venda no mercado português.

«Gostaria de anunciar a nossa intenção de, em conjunto com a industria nacional, iniciar a preparação de medidas que garantam a eliminação da gordura trans em Portugal, à semelhança do que já aconteceu noutros países europeus, nomeadamente na Dinamarca. Este é claramente um problema que Portugal precisa de resolver», revelou o governante, que participou na cerimónia de compromisso de eliminação das gordurastrans, numa sessão a decorrer no âmbito da Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça.

Fernando Araújo frisou que, embora em toda a Europa tenha havido «um bom progresso na redução das gorduras trans nos alimentos, em grande parte impulsionado pelo crescente número de países com limites legais», em países como Portugal, onde esta matéria não foi devidamente aprofundada, «as preocupações permanecem», devido à presença, ainda que reduzida, de gorduras trans «em vários produtos altamente consumidos».

De acordo com a evidência científica disponível, detalhou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o grupo das bolachas e dos produtos de pastelaria, sobretudo os produzidos localmente, são aqueles onde os ácidos gordos trans estão mais presentes.

Estratégia para alcançar a eliminação de gordura trans industrializada nos alimentos até 2023

O governante português, que foi convidado a participar nesta sessão em Genebra, aproveitou ainda o momento para falar da prioridade que o Governo tem dado à promoção da alimentação saudável, destacando a criação da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), em dezembro de 2017.

A EIPAS consiste num conjunto de medidas acordadas por um grupo de trabalho interministerial e que se «destina a promover a tradicional dieta mediterrânica saudável, rica em frutas e vegetais, e combater o excesso de ingestão de alimentos ricos em ácidos gordos saturados e trans, açúcares livres e sal».

Fernando Araújo afirmou ainda o apoio de Portugal em relação ao compromisso de eliminação de gordura trans dos alimentos. O pacote de ação REPLACE, com uma estratégia para alcançar a eliminação de gordura trans industrializada nos alimentos até 2023, foi lançado no passado dia 14 de maio e foi apresentado esta terça-feira em Genebra.

O consumo de gorduras trans está fortemente associado ao aumento do risco de doenças cardíacas e à mortalidade associada a estas. Globalmente, estima-se que o aumento do consumo destas gorduras seja responsável por mais de 500 mil mortes por ano.

Para saber mais, consulte:

Organização Mundial da Saúde:

Para assistir em direto, aceda:

71.ª Assembleia Mundial da Saúde > http://www.who.int/mediacentre/events/2018/wha71/webstreaming/en/– em inglês