Combate ao VIH, tuberculose e malária

23/05/2018

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, participou, esta quarta-feira, dia 23 de maio, num encontro com o Diretor para as Relações Internacionais do Fundo Global para o Combate ao VIH/Sida, Tuberculose e Malária, Christoph Benn.

Portugal vai aumentar o apoio aos programas do Fundo Global em 2019, através de uma contribuição financeira anual no valor de 75 mil euros, por parte dos Ministérios da Saúde e dos Negócios Estrangeiros.

Recorde-se que o memorando de entendimento foi assinado no passado dia 21 de abril, à margem do Encontro Regional da Cimeira Mundial da Saúde, que decorreu em Coimbra. Nesta ocasião, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, explicou que esta parceria internacional visa aumentar o intercâmbio de profissionais, no domínio da assistência técnica, respondendo ao que forem as necessidades dos países apoiados pelo Fundo Global.

No decurso de 2017, nos encontros ocorridos entre o Ministro da Saúde e o responsável do Fundo Global, foi sempre reforçado o desejo mútuo de aprofundar a colaboração com Portugal, nomeadamente através de assistência técnica concedida aos países lusófonos e uma contribuição financeira.

Este encontro decorreu em Genebra, na Suíça, paralelamente à 71.ª Sessão da Assembleia Mundial da Saúde.

Para saber mais, consulte:

Organização Mundial da Saúde > Assembleia Mundial da Saúde – em inglês

Para assistir em direto, aceda:

71.ª Assembleia Mundial da Saúde – http://www.who.int/mediacentre/events/2018/wha71/webstreaming/en/– em inglês