VII jornadas da APHH a 24 e 25 de Maio em Viana do Castelo

24/05/2018

O Auditório da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe, nos dias 24 e 25 de maio de 2018, as VII Jornadas da Associação Portuguesa de Hotelaria Hospitalar (APHH).

O primeiro dia de trabalhos, que começou com a sessão «Gestão Hoteleira dos Hospitais PPP», contou com a participação da Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

«Tendo sido a área da saúde pioneira na criação de parcerias público-privadas (PPP), em que uma das motivações foi a concretização de novas experiências de gestão, começaremos este ano os nossos trabalhos com uma sessão em que apenas participam representantes de hospitais com estas características», justifica a APHH .

Nesta sessão, estiveram presentes três hospitais em regime de PPP, dos quatro existentes, que abordaram temas da segurança nos hospitais, da internalização dos serviços de limpeza e da avaliação do desempenho dos serviços de outsourcing, esta incidindo sobre aspetos relacionados com a responsabilidade contratual e o compromisso com a qualidade.

Na ocasião foi homenageado José Joaquim Nogueira da Rocha, a quem, «pela importância que detém na construção do Serviço Nacional de Saúde, tanto no plano académico, como no âmbito da organização e gestão da rede de prestação de cuidados», foi atribuída a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro do Ministério da Saúde.

Sobre o homenageado 

José Joaquim Nogueira da Rocha, Provedor do Associado e do Cliente do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais  (SUCH) desde setembro de 2007, data de criação da Provedoria, apresenta um currículo de intensa e diversificada atividade, quer académica, quer profissional.

É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1965) e diplomado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (1971).

Iniciou a sua carreira de docente universitário na Escola Nacional de Saúde Pública – cadeira de Administração Hospitalar (1976) –, obtendo o título de professor auxiliar após a prestação de provas públicas equivalentes a doutoramento (1986). Foi professor associado da Escola Nacional de Saúde Pública / Universidade Nova de Lisboa (2002), tendo dirigido o curso de Administração Hospitalar e coordenado o grupo de disciplinas de Administração de Organizações de Saúde. Foi docente no mestrado em Gestão de Organizações de Saúde.

Professor catedrático convidado da Universidade Internacional (1997-2000), colaborou como docente em licenciaturas, mestrados e cursos de pós-graduação em outras instituições universitárias.

Decorrente da sua carreira académica, orientou e realizou cursos, seminários e conferências, sendo ainda autor e coautor de dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.

Distinguiu-se no desempenho de cargos de elevado nível na Administração Pública e na gestão empresarial, entre os quais se destaca: Administrador-Geral dos Hospitais Civis de Lisboa (1968-1978), Diretor-Geral de Organização e Recursos Humanos da Segurança Social (1979-1985), Diretor-Geral das Instalações e Equipamentos da Saúde (1986-1990) e Presidente do Conselho de Administração do SUCH (1990-2002).

Na produção legislativa, foi autor e coautor de diversos diplomas legais nas áreas da Segurança Social e da Saúde.

No âmbito da consultadoria, desenvolveu atividade na área da formação, bem como na área de reestruturação de serviços de saúde em Angola, Macau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Representou, ainda, os Ministérios dos Assuntos Sociais, do Emprego e da Segurança Social e da Saúde em múltiplas reuniões e encontros internacionais.

Foram-lhe concedidos vários louvores e condecorações, em Portugal e no Brasil, sendo ainda membro de várias instituições particulares de solidariedade social.

Para saber mais, consulte:

Programa das VII Jornadas da APHH