Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – DGS

Opte por Amar - Juntos Contra o Tabaco

O Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção-Geral da Saúde associou-se às comemorações do Dia Mundial sem tabaco 2018 promovido pela Organização Mundial da Saúde que, a propósito desta data, convida todos os países a intensificarem o controlo do tabaco como parte das suas estratégias para a diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares.

O consumo de tabaco e a exposição ao fumo ambiental contribuem para aproximadamente 12% do total de mortes por doença cardíaca em todo o mundo. A epidemia global do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, no mundo, dos quais cerca de 900.000 são não fumadores que morrem por exposição ao fumo do tabaco.

Em Portugal, segundo estimativas elaboradas pelo Institute of Health Metrics and Evaluation para 2016, o tabaco foi responsável pela morte de mais de 2.100 pessoas por doenças cérebro-cardiovasculares (5.7% do total de óbitos). Destas, 1.620 eram homens (9,4% do total de óbitos) e 545 eram mulheres (2,7% do total de óbitos).

Para mais informações consulte aqui.