Estudantes romenos receberam formação em laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA

imagem do post do Estudantes romenos recebem formação em laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição

30-05-2018

Mais de 50 estudantes romenos estiveram, durante oito semanas, entre março e maio, a receber formação em diferentes laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em Lisboa. Estes estágios de formação em contexto laboratorial decorreram no âmbito do programa europeu “Erasmus+”, que tem como objetivo apoiar atividades de educação, formação, juventude e desporto.

Estas ações formativas têm em vista o desenvolvimento educativo e profissional dos jovens no seio da União Europeia (UE), através da realização de programas de intercâmbio na Europa. Os 42 estudantes do Liceul Tehnologic Ditrau, 7 do Colegiul Tehnic Gheorghe Magheru e 5 do Colegiul Tehnic Gh. Bals, acompanhados pelos respetivos professores e divididos em vários grupos, receberam formação específica nos laboratórios de Materiais de Referência, de Química e de Microbiologia da Unidade de Referência do DAN.

Depois de uma breve apresentação teórica das atividades desenvolvidas nestes laboratórios, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar in loco as técnicas e contactar com alguns dos procedimentos realizados em rotina nos Laboratórios de Química e de Microbiologia. Esta troca de experiências representa um desafio e uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os participantes envolvidos.

Em vigor desde 2014, o Erasmus+ é um programa da UE que visa apoiar atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o ensino superior, formação profissional, educação de adultos, ensino escolar, atividades para jovens e formação no âmbito do desporto amador. A Casa da Educação é uma entidade que tem como missão a gestão e coordenação de projetos educativos, visando o desenvolvimento educativo e profissional dos jovens no seio da UE.