Biografia de Fernando Pádua

01/06/2018

O cardiologista Fernando Pádua relançou a sua biografia nos Jardins do Palácio Galveias, em Lisboa, no dia 30 de maio, e contou com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a escritora Alice Vieira e a Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Ana Gaspar.

Conhecido como “O Homem do Coração” – nome da sua biografia editada em 2005 e relançada agora – Fernando de Pádua, médico que se dedica à saúde cardiovascular há mais de 60 anos e que celebra 91 anos este mês, tem sido um dos grandes impulsionadores da medicina preventiva em Portugal.

Em 1959, o cardiologista foi estudar para a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e, aquando o seu regresso, trouxe consigo uma bagagem cheia de ideias encaradas como revolucionárias aos olhos dos médicos da época.

Foi nesta altura que a consciencialização para a redução de sal na alimentação dos portugueses se tornou numa das grandes batalhas da sua carreira, tendo Fernando de Pádua assistido, assim, à evolução da medicina, acompanhando e contribuindo para novas terapêuticas cirúrgicas e para o desenvolvimento da cardiologia.

A obra, cujo prefácio foi escrito pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, fala sobre os seus mais de 60 anos dedicados ao estudo e defesa da cardiologia, bem como ao exercício do ensino.

O livro partilha ainda outras revelações acerca da vida do médico, testemunhando a sua crença de que a medicina é feita de pessoas para pessoas, e que todos os cidadãos devem ter acesso à informação de forma consciente. No fundo, este é o livro que celebra a mensagem de que a saúde pode estar nas nossas mãos.