Infográfico INSA ─ Exposição ao fumo ambiental de tabaco

imagem do post do Infográfico INSA ─ Exposição ao fumo ambiental de tabaco

31-05-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, disponibiliza, no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio, um infográfico sobre a exposição ao fumo ambiental de tabaco, referente à população residente em Portugal em 2015, com idades compreendidas entre os 25 e os 74 anos. A informação sobre este tópico relacionado com a saúde dos portugueses encontra-se estratificada por sexo, grupo etário, situação perante o trabalho, região e nível de escolaridade.

Estes dados são relativos à questão “Está exposto ao fumo ambiental de tabaco em casa, em transportes ou espaços públicos ou no local do trabalho, mais do que uma hora por dia?”, tendo 855 mil portugueses (12,8%) referido estar expostos ao fumo ambiental de tabaco (incluindo fumadores e não fumadores). A exposição ao fumo ambiental de tabaco foi mais frequente nos homens (14,9%), nos mais jovens (19,8%), na Região Autónoma dos Açores (20,0%), nos indivíduos sem atividade profissional (18,2%) e nos indivíduos com menos escolaridade (23,6%).

O infográfico apresentado tem como fonte de dados o primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), promovido e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge. O primeiro INSEF foi desenvolvido em 2015 para recolha de informação epidemiológica sobre o estado, determinantes e cuidados de saúde da população portuguesa, tendo como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue.

O INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública. Foram estudadas 4911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados.

Este infográfico está disponível, em acesso aberto, em português e em inglês. Para mais informações sobre o INSEF, consultar o site do projeto aqui.​

   
Infográfico – Exposição ao fumo ambiental de tabaco Infographic – Exposure to Environmental Tobacco Smoke