ACSS apresentou o novo ecossistema sobre Morbilidade Hospitalar

A ACSS realizou, no dia 22 de maio, um Workshop sobre Morbilidade Hospitalar onde foi apresentado o novo conjunto de sistemas de informação que darão suporte à monitorização do desempenho dos hospitais do SNS.

A sessão, que contou com a participação de mais de 80 dirigentes das instituições hospitalares, foi presidida pela secretária de Estado da Saúde. Rosa Valente Matos afirmou que os instrumentos de gestão que agora estão a ser disponibilizados trazem mais-valias indiscutíveis para a melhoria da eficiência interna dos hospitais do SNS, permitindo o benchmarking entre as instituições e os vários serviços e facilitando a realização de análises diferenciadas sobre a adequação e a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos.

O novo ecossistema da Morbilidade Hospitalar, construído através do trabalho conjunto da ACSS e da SPMS, é constituído por um sistema de informação (o SIMH) uma base de dados central (a BDMH) e uma ferramenta de business intelligence (BIMH).

O novo sistema SIMH destina-se à recolha de dados administrativos, codificação clinica de episódios em ICD10CM/PCS, por médicos codificadores e agrupamento de episódios em GDH, trazendo consigo a vantagem de permitir obter uma caracterização sistematizada, normalizada e transversal para todo o SNS, com impacto potencial de melhorias na produção/morbilidade hospitalar, na investigação, no financiamento, na contratualização e na faturação do hospital. A nova ferramenta permitirá a realização de análises comparativas e de benchmarking em unidades hospitalares do mesmo grupo.

O BDMH é uma base de dados que inclui todos os episódios hospitalares de internamento e ambulatórios codificados em ICD9CM e ICD10CM/PCS.

Surge ainda o BIMH que consiste na construção e manutenção de um Data Warehouse (depósito de dados que possibilita a análise de grandes volumes de dados) e que irá permitir que cada instituição tenha acesso aos seus dados codificados e aos dados codificados pelas outras instituições.

A caraterização sistematizada da morbilidade hospitalar resulta da utilização efetuada pelos hospitais do SNS da versão americana da International Classification of Diseases – ICD* para identificação, nos utentes atendidos em internamento, cirurgia de ambulatório ou para a realização de determinados atos em ambulatório, dos diagnósticos e procedimentos realizados. A codificação clínica visa traduzir a realidade da prestação de cuidados de saúde.

Publicado em 4/6/2018