Sabor sem saleiro à mesa: Algarve promove campanha para reduzir sal na alimentação

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, através do Núcleo Regional do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável do Departamento de Saúde Pública e Planeamento, está a promover uma campanha para sensibilizar a população para a redução de sal na alimentação.

«Sabor sem saleiro à mesa» é o mote da campanha de saúde pública dinamizada pelos nutricionistas da ARS Algarve, cujos objetivos são informar a população sobre a importância de diminuir o uso do saleiro na mesa, incentivar as pessoas a reduzir o consumo de sal, utilizando mais alimentos aromáticos, adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, minorar o risco de doença cardiovascular e melhorar o estado de saúde.

De acordo com os dados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), 17,7% dos portugueses inquiridos referiram adicionar sal no prato da sua comida pela utilização do saleiro. Porém, o estudo revela que o padrão de consumo adicional de sal é diferente entre sexos, grupos etários, situação laboral e nas diversas regiões do país.

O consumo adicional de sal é mais prevalente entre homens, no grupo etário dos 25 aos 34 anos, em pessoas empregadas e na região do Algarve. Mesmo com o diagnóstico de hipertensão arterial, 13,7% dos inquiridos adicionam sal na comida. Entre as várias regiões, o costume demonstra grandes assimetrias, variando entre 9,2% no Norte e 35,8% no Algarve.

Ao verificar esta elevada percentagem, a ARS Algarve decidiu implementar agora a campanha «Sabor sem saleiro à mesa».

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Algarve > «Sabor sem saleiro à mesa» é a nova campanha de saúde pública da ARS Algarve