Acreditação da UCC de Santarém: DGS reconhece unidade de cuidados na comunidade

06/06/2018

O Departamento da Qualidade na Saúde, da Direção-Geral da Saúde (DGS), atribuiu à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Santarém o nível «Bom» no processo de acreditação que teve início em 2016 e terminou recentemente. Esta unidade tornou-se, assim, na primeira UCC da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a segunda a nível nacional a obter esta distinção.

O processo de acreditação desenvolvido no âmbito do Programa @credita, da DGS, e doACSA International, da Andalusian Agency for Healtcare Quality, teve início com a fase de autoavaliação e análise interna, ainda em 2016. A equipa apropriou-se de todos osstandards obrigatórios em cinco grupos diferentes: I. O cidadão, centro do sistema de saúde; II. Organização da atividade centrada na pessoa; III. Os profissionais; IV. Processos de suporte e V. Resultados.

Durante a fase de autoavaliação, os diferentes grupos profissionais identificaram a sua posição face a cada um dos standards, determinaram os objetivos a alcançar e planificaram as ações necessárias para os atingir.

De acordo com Manuela Vieira, Coordenadora da UCC de Santarém, «todo o processo de acreditação teve como imperativo promover e garantir a qualidade e melhoria contínua dos serviços de saúde; assegurar que as funções de governação, coordenação e intervenção, centradas no doente, estão devidamente focadas no mesmo objetivo comum, com respeito pelas dimensões da efetividade, eficiência, acesso, segurança, equidade, adequação, oportunidade, continuidade e respeito pelo cidadão».

Finalizada a fase de autoavaliação, a 30 de janeiro de 2018, seguiu-se a visita de avaliação externa, realizada por uma equipa de auditores qualificados pelo Programa de Cualificación de Evaluadores (PROCEV) da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía, programa esse acreditado pela International Society for Quality in HealthCare (ISQua). O processo foi concluído em março, com a concessão do nível «Bom» pelo Comité do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS.

A UCC de Santarém começou a funcionar em fevereiro de 2010 e atualmente possui como potenciais utentes os 58.688 habitantes do concelho de Santarém, dispersos numa área geográfica de 558,29 km². Dispõe de uma equipa multidisciplinar composta por doze enfermeiros, um assistente social, um psicólogo, um fisioterapeuta um terapeuta ocupacional, duas assistentes operacionais, uma assistente técnica e uma higienista oral.

Viste: