Plataforma de indicadores de enfermagem: CHUC participa em projeto piloto com SPMS

08/06/2018

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está a colaborar com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), num projeto piloto com o objetivo de definir e operacionalizar estratégias de promoção da qualidade de cuidados de enfermagem, com a criação de uma plataforma de indicadores específicos, que se irá constituir como um eixo fundamental nas políticas de gestão dos serviços de saúde e segurança dos cuidados.

A cerimónia de apresentação decorreu na passada segunda-feira, 4 de junho, no Grande Auditório do CHUC, contando com a presença de cerca de 150 enfermeiros gestores, da Enfermeira Diretora do CHUC, Áurea Andrade, de elementos da SPMS e do Presidente do Conselho Diretivo Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Ricardo Correia de Matos.

A plataforma inovadora apresentada ­ – denominada BI SClínico Hospitalar – assenta em tecnologias de business intelligence e permite aos utilizadores explorarem indicadores com segurança, fiabilidade e confiança. Desenvolvida pela SPMS e inserida na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica, visa uniformizar procedimentos de registos clínicos, práticas e informação a nível nacional, possibilitando uma melhor assistência e acompanhamento ao cidadão.

O projeto apresenta vertentes médicas e de enfermagem, sendo que neste segundo âmbito conta com o know how de enfermeiros do CHUC. É orientado para a construção de consensos em torno de um painel de indicadores entendidos como úteis, explorando o potencial de produção de indicadores a partir da documentação clínica de enfermagem, apostando, assim, na criação de novas ferramentas e numa metodologia mais ágil e mais amigável, com ganhos óbvios na avaliação dos ganhos em saúde.

Os enfermeiros priorizam como indicadores aqueles que radicam em métricas tradutoras de resultados e ganhos em saúde centrados na pessoa, nomeadamente ao nível da prevenção de complicações e resolução de diagnósticos de enfermagem, e em indicadores que traduzem a evolução das condições de saúde desde a admissão até à alta. Além destes, a plataforma vai também apostar em indicadores epidemiológicos, indicadores tradutores das condições inerentes à prestação de cuidados, bem como do próprio processo de cuidados.

Este projeto surge no seguimento de um outro iniciado pela SPMS – parametrização nacional única do perfil enfermeiro – e, por isso, compreende a criação de sistemas de grande diversidade de indicadores de gestão que comuniquem entre si, por forma a medir a qualidade da informação produzida, bem como a integração de dados que concorrem para a desejada normalização de parâmetros a nível nacional.

A plataforma vai também disponibilizar indicadores de saúde em diversas áreas da prestação de cuidados de saúde ao cidadão, indicadores de apoio à gestão das unidades e para o desenvolvimento das competências profissionais, sendo um auxílio importante na produção de trabalhos científicos, relatórios de atividade diversos, entre outros, que vão poder ser adaptados às necessidades sentidas pelos serviços ou pelos profissionais.

Esta iniciativa insere-se no importante e complexo processo de migração que está a decorrer, que junta a SPMS e o CHUC, no sentido de alargar a utilização do sistema Sonho e SClínico Hospitalar a 100% deste centro hospitalar, prevendo-se a sua conclusão até final deste ano.

Para saber mais, consulte: