Dia Mundial do Dador de Sangue

CHUC assinala Dia Mundial do Dador de Sangue, a 14 de junho

O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) promove uma sessão comemorativa para assinalar o Dia Mundial do Dador de Sangue, que se celebra a 14 de junho.

A iniciativa tem início às 10 horas, no auditório do polo do CHUC, destacando-se, no programa, a atribuição de medalhas de ouro, prata e bronze a cerca de 50 dadores.

A campanha do CHUC tem como mote «Todos a Bordo Salvamos + Vidas» e visa enaltecer os profissionais enquanto dadores de sangue, motivando dadores regulares, mas também promovendo e incentivando novos dadores, sobretudo jovens e profissionais de saúde.

Anualmente, o CHUC conta com cerca de 19 mil dadores inscritos, o que resulta em cerca de 15 mil unidades de sangue, número ainda insuficiente para as necessidades atuais.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são feitas 108 milhões de dádivas de sangue por ano. No entanto, muitos doentes que necessitam de transfusão, particularmente nos países em desenvolvimento, não têm acesso oportuno a sangue seguro. A OMS pretende que, em 2020, as dádivas de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas.

Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

A dádiva de sangue pode ser efetuada de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra > Agenda


Esteja disponível para quem precisa. Dê sangue. Partilhe a vida!

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP (IPST) comemora o Dia Mundial do Dador de Sangue, assinalado a 14 de junho, com três sessões de colheita abertas ao público, em Lisboa, Porto e Coimbra.

As sessões de colheita decorrem:

  • Em Lisboa, a partir das 15 horas, no Parque das Nações, Av. Dom João II (em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama, junto à Gare do Oriente).
  • No Porto, a partir das 11 horas, no Centro de Sangue e da Transplantação do Porto, Rua do Bolama, n.º 133.
  • Em Coimbra, na Praça da República, a partir das 15 horas.

Dia Mundial do Dador de Sangue é comemorado, anualmente, no dia 14 de junho. Nesta ocasião, países de todas as regiões do mundo organizam eventos e atividades para celebrar a data, sensibilizar para a necessidade de dar sangue e agradecer aos dadores de sangue. Em 2018 a data é comemorada sob o lema «Esteja disponível para quem precisa. Dê sangue. Partilhe a vida».

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

A saber

Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

Para além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

Para saber mais, consulte: