Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau acolhe exposição “Instituto Ricardo Jorge na Guiné-Bissau: Retratos de uma cooperação”

imagem do post do Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau acolhe exposição “Instituto Ricardo Jorge na Guiné-Bissau: Retratos de uma cooperação”

15-06-2018

O Centro Cultural Português na Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau acolhe até dia 30 de junho a exposição “Instituto Ricardo Jorge na Guiné-Bissau: Retratos de uma cooperação”. Inaugurada a 8 de junho, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a mostra visa dar a conhecer algum do trabalho desenvolvido pelo Instituto no âmbito de várias missões de cooperação naquele país e mostrar a visão que os seus colaboradores tiveram da Guiné-Bissau e dos guineenses.

“Instituto Ricardo Jorge na Guiné-Bissau: Retratos de uma cooperação” é constituída por 37 fotografias, captadas, na sua maioria, por colaboradores do Instituto Ricardo Jorge, algumas com recurso a um simples telemóvel. Apesar de retratar várias etapas das missões de cooperação já desenvolvidas na Guiné-Bissau, a mostra não é uma reportagem oficial da cooperação.

O Instituto Ricardo Jorge esteve envolvido, entre março e dezembro de 2015, numa missão de cooperação internacional com a Guiné-Bissau para o combate ao vírus Ébola. Posteriormente, tem vindo a participar num novo projeto de cooperação de apoio ao Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) da Guiné-Bissau no reforço da sua capacidade de diagnóstico e de vigilância do vírus Ébola, bem como de outras doenças transmissíveis.

A missão de cooperação na área da Saúde entre o Governo de Portugal e da Guiné-Bissau envolveu uma equipa multidisciplinar portuguesa que, além de técnicos do Instituto Ricardo Jorge, contou também com a participação de profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Direção-Geral da Saúde (DGS). O Instituto Ricardo Jorge foi responsável por assegurar o funcionamento em permanência de um laboratório móvel em Bissau que permitiu garantir a deteção atempada do vírus ébola em amostras de doentes suspeitos de terem contraído a doença.

Desde março de 2016, o Instituto Ricardo Jorge tem estado também a apoiar o INASA no reforço da sua capacidade de diagnóstico laboratorial e de vigilância epidemiológica de doenças infeciosas, num projeto desenvolvido em colaboração e financiado pelo Centro para o Controlo e prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC – Centre for Diseases Control and Prevention), no âmbito da Agenda de Segurança Mundial da Saúde e com o apoio da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI – International Association of National Public Health Institutes).