Dê sangue à vida: IPST apela à doação, dia 22, no MAR Shopping Matosinhos

21/06/2018

No verão, época em que as dádivas de sangue tendem a registar uma quebra, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e o MAR Shopping Matosinhos voltam a lançar o apelo à doação de sangue, sob o lema «Dê sangue à Vida».

Assim, a Unidade móvel do IPST volta a marcar presença no parque exterior, junto à entrada MAR do centro comercial, no dia 22 de junho, entre as 14 e as 19 horas, para receber novas dádivas de sangue.

As duas entidades voltam a lançar o apelo solidário para dar sangue, sobretudo junto dos mais jovens, sensibilizando para a necessidade de ajudar os bancos nacionais a manterem níveis de reservas sustentáveis e sublinhando que este é um gesto que pode salvar vidas.

Quando entramos no verão, uma das épocas mais exigentes em termos de necessidade de sangue e em que geralmente se verifica uma tendência de quebra nas dádivas, impõem-se maiores reservas nos hospitais.

Segundo dados do IPST, em 2017, registaram-se 324 mil dádivas, menos 10 mil que em 2016, daí o reforço da mensagem para existirem colheitas regulares. Há 7 anos que o MAR Shopping Matosinhos e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação se unem no apelo a dádivas de sangue, em alturas em que estas são mais limitadas e, portanto, mais necessárias, como durante as férias grandes ou a época de Natal.

No Dia Mundial do Dador de Sangue, assinalado a 14 de junho, o Presidente do IPST, João Paulo Almeida e Sousa, anunciou que «Portugal vai este ano aproveitar pela primeira vez o plasma das dádivas para medicamentos» e acrescentou ainda que «o sangue português é completamente seguro e que os procedimentos de segurança, qualidade e vigilância das dádivas são seguidos à risca.»

Até ao final do ano, o IPST e o MAR Shopping Matosinhos reeditam esta iniciativa solidária, tendo programadas mais duas colheitas, uma em agosto e outra em dezembro. A parceria entre as duas entidades permitiu já angariar aproximadamente 600 dadores inscritos.

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

A saber

Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

Além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea.

Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

Para saber mais, consulte: