Dia Contra o Abuso e Tráfico de Drogas Comemorado a 26 de Junho

25/06/2018

O Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado a 26 de junho, tem este ano como lema Listen First – Listening to children and youth is the first step to help them grow healthy and safe(Ouve primeiro – Ouvir as crianças e os jovens é o primeiro passo para os ajudar a crescer saudáveis e em segurança).

Em Portugal, a data foi assinalada no Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, em Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

O Ministro da Saúde expressou, em nome do Governo português, «o reconhecimento da relevância e do excelente trabalho que o Observatório vem desenvolvendo, bem como a satisfação por a sede desta importante Agência Europeia se situar em Lisboa».

Em Portugal «temos aproveitado a presença do Observatório entre nós para manter contactos muito intensos, que muito têm enriquecido a nossa atividade e o saber científico que orienta as nossas intervenções. Deste contacto estreito nasceu igualmente a ideia de uma realização que vem transformando Lisboa na capital mundial do saber nestas matérias, a Conferência Lisbon Addictions», salientou.

«Portugal teve uma opção pioneira ao descriminalizar o consumo e posse para consumo de todas as substâncias, no ano 2000». Esta opção «é hoje apontada como um modelo de boas práticas e objeto de enorme interesse em todo o mundo», afirmou Adalberto Campos Fernandes.

O Ministro da Saúde destacou ainda o facto de o chamado “Modelo Português” assentar «no princípio humanista que conduziu a uma abordagem de saúde pública, presente em todas as áreas de intervenção. Se, por um lado, continua a haver uma intensa e profícua atividade de combate ao tráfico e à disponibilidade de drogas no mercado interno e no mercado europeu, por outro lado continua a haver um claro sinal de desaprovação social do uso de drogas».

Quanto à prevenção, o dirigente recordou «o mote da ONU para este dia: “Ouve primeiro – Ouvir as crianças e os jovens é um primeiro passo para os ajudar  a crescerem saudáveis e em segurança”. Saibamos nós corresponder a este apelo, para desenvolvermos estratégias mais adequadas ao tempo presente».

O Ministro da Saúde referiu ainda uma das mais recentes inovações na abordagem ao tema das dependências, dando como exemplo o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD). «Não é apenas semântica: o SICAD e os seus parceiros abordam os problemas colocados pelas substâncias Ilícitas, mas também pelo álcool, pelo abuso de medicamentos, de anabolizantes, e ainda de comportamentos sem substância, como o jogo, e, de forma crescente, também os comportamentos relacionados com o ecrã», concluiu.

A Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 42/112, de 7 de dezembro de 1987, decidiu definir 26 de junho como Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas como expressão de sua determinação em fortalecer a ação e a cooperação para alcançar o objetivo de uma sociedade internacional livre de drogas. A celebração da data visa aumentar a consciencialização para o grande problema que as drogas ilícitas representam para a sociedade.

Visite:

Organização das Nações Unidades > Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas – em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo


Ministro da Saúde assinala a data, a 26, no Centro Cultural de Belém

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, assinala o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, participando no III Congresso do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), a decorrer nos dias 25, 26 e 27 de junho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O congresso integra as comemorações dos 10 anos do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), bem como do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, assinalado anualmente a 26 de junho. A intervenção de Adalberto Campos Fernandes está agendada para esse mesmo dia, às 9 horas.

Canábis, Jogo, Redução de Riscos e Minimização de Danos e  Álcool

O uso recreativo de canábis ocupará a tarde do dia 25, levando ao palco da discussão questões como «mitos e realidades sobre o uso recreativo de canábis», «investigação criminal» ou «regulação para fins recreativos», apresentando experiências em curso noutros países.

O dia 26 começa com a intervenção do Ministro da Saúde.

Durante a manhã, a redução de riscos e a minimização de danos serão o tema central, com destaque para as «respostas para o envelhecimento» e para as «questões de género».

Para a tarde fica reservada a discussão acerca do jogo, que abordará não só o jogo tradicional, como o jogo online, através da participação de vários especialistas nas áreas da intervenção e na regulação.

No último dia, 27 de junho, é assinalado o 10.º aniversário do Fórum Nacional Álcool e Saúde. Visões da procura, oferta e Administração Pública darão o mote aos três workshops agendados para a tarde.

Para saber mais, consulte:

SICAD > III Congresso e 10 anos FNAS