Investigação em oncologia: CHLN e START assinam memorando na área dos ensaios clínicos

28/06/2018

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e o centro de investigação americano START – SouthTexas Accelerated Research Therapeutics, vão assinar hoje, dia 28 de junho, um memorando de entendimento, com vista à cooperação no campo da medicina e, designadamente, na área dos ensaios clínicos na especialidade de oncologia.

A assinatura deste acordo, que decorrerá nas instalações do Ministério da Saúde, em Lisboa, pelas 14 horas, contará com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Carlos Martins, e do Presidente do START, Lon Smith.

Trata-se do primeiro estudo em humanos a testar novas terapêuticas em voluntários saudáveis para avaliação de dosagem na área dos ensaios clínicos, designado – Programa START da fase 1 (um) -, o que significa a fase inicial de aplicação e experimentação de novos meios em humanos.

Esta cooperação será apoiada pelo sólido conhecimento, experiência e perícia necessários dos profissionais de saúde dedicados à realização de projetos de investigação em ensaios clínicos.

O CHLN é um centro hospitalar universitário reconhecido, interna e externamente, pelo  desenvolvimento da mais qualificada medicina clínica, pela qualificação da educação médica, assim como pela investigação clínica e translacional que desenvolve. Por seu lado, o START consiste numa equipa de médicos altamente treinados, com profissionais com ampla experiência em investigação de ensaios clínicos de Fase I, e reconhecidos nacionalmente como líderes em investigação sobre o cancro e desenvolvimento de novas terapêuticas.

Com a assinatura deste memorando, pretende-se formalizar um processo de intenções de colaboração no futuro entre ambas as entidades sobre Ensaios Clínicos de Fase 1 – em Humanos, em que se criará um Protocolo de Cooperação vinculativo e descritivo desse entendimento, no futuro breve.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Lisboa Norte > Notícias