Reforçada a cooperação entre sistemas de combate aos medicamentos falsificados – Infarmed

28 jun 2018

O Infarmed é o anfitrião do XII Encontro das Autoridades Competentes de Medicamentos dos Países Ibero-Americanos (Rede EAMI), que decorre em Lisboa entre os dias 27 e 29 de junho e que reúne 17 países. O reforço do combate aos medicamentos falsificados é uma das prioridades desta rede, que esta manhã discutiu formas de ligar o projeto europeu ao sistema Ibero-americano (Fakeshare e FALFRA), garantindo um controlo mais apertado da vigilância, identificando mais situações de fraude e prevenindo problemas de saúde pública.

Durante o encontro, em que esteve presente o Conselho Diretivo do Infarmed, salientou-se a necessidade de encontrar soluções fortes e duradouras para problemas e desafios comuns aos 22 países da rede, que têm uma população total de cerca de 625 milhões.

Leia mais no comunicado em anexo.

Documentos


Infarmed recebe países ibero-americanos da rede EAMI

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, é o anfitrião do XII Encontro das Autoridades Competentes de Medicamentos dos Países Ibero-Americanos (Rede EAMI), que decorre em Lisboa, entre os dias 27 e 29 de junho, e que reúne 17 países.

O reforço do combate aos medicamentos falsificados é uma das prioridades desta rede, que, esta quarta-feira, discutiu formas de ligar o projeto europeu ao sistema ibero-americano (Fakeshare e FALFRA), garantindo um controlo mais apertado da vigilância, identificando mais situações de fraude e prevenindo problemas de saúde pública.

Durante o encontro, em que esteve presente o Conselho Diretivo do Infarmed, salientou-se a necessidade de encontrar soluções fortes e duradouras para problemas e desafios comuns aos 22 países da rede, que têm uma população total de cerca de 625 milhões.

O combate aos medicamentos falsificados, as vendas online e a promoção da investigação, através de ensaios clínicos, são algumas áreas em que se prevê um reforço de medidas conjuntas. «O Infarmed irá reforçar a participação no combate aos medicamentos falsificados, no aumento da visibilidade da rede junto de organismos europeus e internacionais e no reforço da formação, nomeadamente em parceria com Espanha», referiu a Presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado.

A partilha de informação técnica e científica e a melhoria das práticas e da experiência efetiva entre os países membros vão contribuir para garantir o contínuo acesso dos cidadãos a medicamentos de qualidade, eficazes e seguros.

Sob o tema «Tendências atuais e futuras dos sistemas regulamentares do medicamento e produtos de saúde da Ibero-América», o encontro da rede EAMI, coorganizado pelo Infarmed e pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS), vai reunir representantes dos Ministério da Saúde e das autoridades reguladores dos países envolvidos, da indústria farmacêutica, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Organização Panamericana da Saúde (Organização Mundial da Saúde).

As conclusões deste encontro e as propostas para o plano estratégico da rede deverão fazer parte da agenda da próxima Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, prevista para novembro de 2018.

Sobre a Rede EAMI

Consolidada como uma rede de autoridades de saúde de excelência técnica, científica e regulatória na área dos medicamentos e dispositivos médicos, a Rede EAMI serve como referência para cidadãos e profissionais de saúde em domínios como a regulamentação de ensaios clínicos, os medicamentos biossimilares e sua contribuição para o acesso a medicamentos que atualmente requerem investimentos exigentes, a farmacovigilância na América Central, a luta contra medicamentos falsificados, bem como a promoção das boas práticas na preparação e controlo de fórmulas magistrais.

A Rede EAMI é constituída pelas autoridades em medicamentos vinculadas aos Ministérios da Saúde e instituições de investigação em Saúde Pública – entidades governamentais – dos 22 países ibero-americanos que incluem: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Para saber mais, consulte: