Hospital de Proximidade do Seixal: Assinada a Adenda ao Acordo Estratégico de Colaboração

29/06/2018

Foi assinada esta sexta-feira, dia 29 de junho, no Seixal, a adenda ao Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do futuro Hospital do Seixal, entre a Câmara Municipal do Seixal e o Ministério da Saúde.

Com esta assinatura pretende-se dar continuidade e reforçar a estreita parceria entre o Ministério da Saúde e o Município do Seixal relativamente ao futuro hospital. A adenda é um documento imprescindível para o lançamento do concurso público para aquisição do projeto do hospital.

Um aspeto inovador deste projeto é que será único – ou seja, inclui os projetos de arquitetura e especialidades e, também os projetos das acessibilidades e de todas as infraestruturas públicas que irão servir o hospital – estes últimos comparticipados pela Câmara Municipal do Seixal.

A adenda consolida um processo que responde a um anseio há muito vivenciado pela população do Seixal e de concelhos limítrofes, com especial relevo para os utentes de Sesimbra. A área de influência do hospital engloba, em primeira linha, a população dos concelhos de Almada e Seixal, mas no estrito cumprimento do Despacho n.º 5911-B/2016, que aprovou o Sistema de Livre Acesso e Circulação de Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), esta unidade de saúde terás as portas abertas para os habitantes do concelho de Sesimbra, bem como a utentes de outros concelhos, que livremente poderão optar por serem assistidos no hospital do Seixal, em função das respetivas necessidades e expectativas.

O novo equipamento de saúde caracteriza-se como Hospital de Proximidade, visando aproximar a prestação de cuidados diferenciados à população abrangida e desenvolvendo a sua atividade em ambulatório com consultas externas, cirurgias de ambulatório e meios complementares de diagnóstico e terapêutica diferenciados. Estará integrado no Hospital Garcia de Orta, do qual dependem os recursos humanos e materiais necessários para assegurar a atividade.

Funcionará em estreita articulação com o Hospital Garcia de Orta e com o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal e será constituído por três unidades:

  • Ambulatório Programado de Alta Resolução
  • Serviço de Urgência Básica
  • Unidade de Cuidados de Convalescença

O futuro hospital terá uma vertente de ambulatório vocacionada para uma resposta rápida às solicitações, desenvolvendo o conceito de «clínica de um dia», assegurando aos utentes numa única deslocação ao hospital, a consulta, a realização dos meios complementares de diagnóstico necessários e a adequada orientação terapêutica.

Relativamente à atividade assistencial, de acordo com os estudos efetuados, estima-se a realização de cerca de 149.071 consultas externas por ano, 5.341 cirurgias, nesta nova unidade de saúde.

O Serviço de Urgência Básica será dimensionado para 50 mil atendimentos por ano, ou seja, cerca de 137 atendimentos por dia. No que respeita à unidade de cuidados de convalescença, estão previstas duas unidades de internamento, cada uma com 30 camas, perfazendo 60 camas.

Acrescente-se que este investimento será reforçado/complementado pela construção, em parceria com vários municípios, de 9 centros de saúde na Península de Setúbal, bem como pelo reforço de médicos de família na Região.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP – http://www.arslvt.min-saude.pt