Algarve | Plano de Verão 2018: ARS disponibiliza 31 Postos de Saúde de Praia, até 16 de setembro

A partir deste sábado, dia 30 de junho, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa vão disponibilizar 31 Postos de Saúde de Praia ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas de menor gravidade que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

O horário de funcionamento é entre as 10 e as 18 horas, exceto na segunda quinzena de julho e durante o mês de agosto, período durante o qual os postos de saúde de praia funcionarão mais uma hora e o encerramento passará a ser feito às 19 horas.

Os veraneantes podem recorrer aos cuidados de saúde de enfermagem na praia, em diversas situações, como, por exemplo, insolações, quebra de tensão, picadas de peixe-aranha ou pequenas escoriações, para receberem tratamento no local, evitando deslocações desnecessárias para alguma unidade de saúde.

Em caso de necessidade, o Posto de Saúde de Praia funciona também como ponto de esclarecimento e de triagem, sendo o utente encaminhado pelos profissionais de enfermagem para uma unidade de saúde adequada.

Os recursos afetos aos Postos de Saúde de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros destas unidades e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

Visite:

Administração Regional de Saúde do Algarve > Notícias